
Em 9 de julho de 1982, surgia na capital cearense a lanchonete Shalom, uma inspiração do jovem Moysés Azevedo e de um grupo de amigos, para evangelizar outros jovens de sua cidade. Entre um sanduíche e outro que chegava à mesa, alguém sentava ali e falava do amor de Deus para o visitante, que depois recebia o convite de participar do grupo de oração, fazer o seminário de vida no Espírito Santo, ir à Santa Missa.
Com o passar do tempo, com os numerosos jovens foram chegando suas famílias, os pobres, as crianças. E o apelo de Deus no coração dos “primeiros” membros da nascente Comunidade Católica Shalom alargou espaço para caber toda a humanidade. Exatamente dois anos antes daquele 9 de julho, a força de uma bênção profetizava o destino: o Papa João Paulo II, em visita a Fortaleza, recebia de Moysés, no ofertório da Missa, uma carta na qual expressava o desejo de ofertar sua vida em favor da Igreja, dos jovens e de toda a humanidade. O pontífice olhou-o, tocou-o no rosto e o abençoou.
Hoje, a Comunidade Shalom está presente em mais de 60 dioceses do Brasil, com mais de mil missionários ofertando suas vidas à Igreja, para anunciar o Evangelho. Queremos seguir praticando as obras de misericórdia, transbordando da bênção recebida de Deus pelas mãos de um santo.
Shalom é a palavra hebraica que significa a paz completa e plena, toda a sorte de graças que só Jesus pode dar. Essa paz é o próprio Cristo. Por isso, nesse “Julho da Paz”, celebramos em nossas casas o dom do carisma Shalom.
Agradecemos a Deus que derramou sobre nós Sua misericórdia, e a você, que com sua colaboração, é canal de bênçãos para sua família e para jovens e famílias do mundo inteiro alcançados por nossas ações evangelizadoras. Clique aqui, faça uma doação espontânea ou torne-se um benfeitor da paz, e ajude a Comunidade Shalom a continuar essa missão de paz no coração da humanidade.
Emanuele Sales