Institucional

Formadores pessoais participam de retiro em Fortaleza

comshalom

Formadores pessoais dos membros da Comunidade Shalom estiveram reunidos em retiro, de 8 a 10 de novembro, em Fortaleza (CE). O encontro teve como tema “Formação, caminho de misericórdia”.

Na abertura do evento, no sábado, a cofundadora e formadora geral, Emmir Nogueira, apresentou o Itinerário de Jesus junto aos discípulos de Emaús (Lc 24,13) como um modelo do “caminho” proposto àqueles que são chamados a servir neste ministério. “O caminhar é próprio da nossa vocação. Somos uma vocação que tem esta característica”, afirmou Emmir Nogueira, citando as etapas que acontecem nesse processo na vida de cada formando.

“A nossa solicitude com o formando depende do olhar que coloco sobre ele. Se eu tenho ‘entranhas de misericórdia’, eu me apresso na sua direção para ajudá-lo”, destacou a cofundadora, ao abordar o aspecto da misericórdia, elemento fundamental no processo de direção espiritual.

O tema do Amor Esponsal, como um “dardo que inflamou o coração dos santos e os fez correr em busca da salvação das almas”, foi apresentado por Laura Martins, missionária da Comunidade de Aliança Shalom.

À Luz dos Estatutos da Comunidade e de Lc 15,11-32, o missionário da Comunidade de Vida Leandro Formolo aprofundou o tema “Herança do Amor do Pai destinada a todos os seus filhos”, mostrando a direção que os formadores pessoais devem apontar aos formandos, fazendo-os sair  da “lógica do mundo” para entrar na “Festa”, marcada pela lógica divina.
Testemunho de Geyse Áurea, formadora pessoal
“Cada evento formativo traz uma expressão muito valiosa. Este encontro foi, sem dúvida,marcante para todos nós,que participamos deste ministério. Creio firmemente que Deus está formando um povo novo, e neste povo, também uma nova forma de ‘apascentar as ovelhas’ que o Senhor, com tanto Amor nos confiou. Posso ouvir o som da profecia de João Paulo II sobre nós, neste tempo,a nos ensinar que o ‘o mundo será salvo pela Misericórdia’. Para de mim, isso ressoa em um misto de ‘temor e tremor’, pois a misericórdia supõe um corpo,uma ação clara,uma expressão concreta do amor recebido. Outro grande presente deste congresso foi termos a nossa cofundadora conosco. Com ela, tivemos a oportunidade de lançar um olhar de súplica a Deus por aspectos aos quais não pudemos corresponder no caminho percorrido, no exercício de nossa missão. Agora, também juntos, optamos por nos nos colocar à disposição Dele para sermos instrumentos da Ação Divina na vida dos que nos foram confiados. Isso é sinal de uma grande graça no meio de nós. Bendito seja Deus por este Congresso!”

Confira aqui as fotos do evento.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *