Igreja

Francisco: Judite é modelo de uma juventude admirável e uma velhice generosa

Nesta semana, o Papa continuou sua meditação sobre a velhice e ressaltou o papel dos idosos na sociedade. Confira os principais destaques.

comshalom
Foto: Vatican News

Em uma semana cheia de compromissos, o Papa Francisco voltou a pedir orações pela paz no mundo e a reforçar a importância do valor da velhice para a humanidade. Francisco tem se dedicado a meditar sobre o papel dos idosos em suas catequeses de quarta-feira. Nesta semana, o Pontífice também divulgou a mensagem para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado no próximo 24 de julho, e para o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, celebrado em 25 de setembro. Confira os principais destaques da semana do Papa.

 

Catequese sobre a velhice: Judite soube viver uma juventude admirável e chegar a uma velhice generosa

Na 9ª meditação sobre a velhice, Francisco apresentou a vida de Judite, heroína da Bíblia. Segundo o Pontífice, Judite soube viver uma juventude de aventuras e chegar a velhice cheia de generosidade. O relato bíblico conta que ela viveu até os 105 anos de idade. “Tinha chegado para ela o tempo da velhice como chega para muitas pessoas: às vezes, depois de uma intensa vida de trabalho, por vezes após uma existência aventurosa, ou de grande dedicação”. 

“Para os avós, uma parte importante da sua vocação é ajudar os filhos na educação das crianças. Os pequeninos aprendem a força da ternura e o respeito pela fragilidade: lições insubstituíveis que, com os avós, são mais fáceis de transmitir e de receber. Os avós, por sua vez, aprendem que a ternura e a fragilidade não são apenas sinais de declínio: para os jovens, constituem passagens que humanizam o futuro”, refletiu o Pontífice.

E, concluiu: “Judite não é uma aposentada que vive melancolicamente o seu vazio: é uma idosa apaixonada que preenche com dons o tempo que Deus lhe concede. Recomendo-vos: pegai, um destes dias, a Bíblia e abri o Livro de Judite: é pequenino, lê-se facilmente, são 10 páginas, não mais. Lede esta história de uma mulher corajosa que acaba assim, com ternura, com generosidade, uma mulher à altura. Assim gostaria que fossem as nossas avós. Todas assim: corajosas, sábias e que nos deixem a herança não de dinheiro, mas a herança da sabedoria, semeada nos seus netos”.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Mensagem para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O tema escolhido por Francisco para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). “O versículo 15 do Salmo 92 – «dão fruto mesmo na velhice » – é uma boa notícia, um verdadeiro «evangelho» que podemos, por ocasião do II Dia Mundial dos Avós e Idosos, anunciar ao mundo. O mesmo vai contracorrente relativamente àquilo que o mundo pensa desta idade da vida e também ao comportamento resignado de alguns de nós, idosos, que caminhamos com pouca esperança e sem nada mais esperar do futuro”, escreveu.

Leia a mensagem na íntegra aqui.

 

Mensagem para o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

O tema proposto para este ano é: “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”. “Ninguém deve ser excluído. O plano divino é essencialmente inclusivo e coloca, no centro, os habitantes das periferias existenciais. Entre estes, há muitos migrantes e refugiados, deslocados e vítimas de tráfico humano. A construção do Reino de Deus é feita com eles, porque, sem eles, não seria o Reino que Deus quer. A inclusão das pessoas mais vulneráveis é condição necessária para se obter nele plena cidadania”, escreveu Francisco.

Leia a mensagem na íntegra aqui.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.