Institucional

Francisco sobre José de Anchieta: sua santidade foi e é não ter medo da alegria

comshalom
papa francisco homilia jose de anchieta
Papa proferindo a homilia. Ao fundo, a imagem de Anchieta.

O Papa Francisco presidiu Missa nesta quinta-feira (24), às 18h (horário de Roma) em ação de graças pela canonização de São José de Anchieta. A celebração aconteceu na Igreja de Santo Inácio de Loyola. Durante a homilia, ele ressaltou a juventude e a intrepidez do santo jesuíta, um dos maiores responsáveis pela consolidação da doutrina católica em terra brasileira.

Tendo chegado aos 19 anos ao Brasil, Anchieta não tinha muitos estudos, mas portava o que era necessário para a missão: a alegria de quem tinha recebido o olhar de Jesus Cristo. Diante da imagem  de um Anchieta jovem, a escrever na areia de uma praia brasileira o nome “Maria”, Francisco afirmou que o jesuíta soube comunicar Cristo porque não teve medo da alegria:

“Ele, junto a Nóbrega, é o primeiro jesuíta que Inácio envia a América. Um menino de 19 anos… Era tal a alegria que tinha, tal era o gozo, que fundou uma nação, pôs o fundamento cultural de uma nação em Jesus Cristo. Não tinha estudado teologia, não tinha estudado filosofia, era um menino, mas que tinha sentido o olhar de Jesus Cristo, e se deixou alegrar, e optou pela luz. Esta foi e é sua santidade: Não teve medo da alegria”, afirmou. Para Francisco, o santo soube comunicar o que ele havia experimentado com o Senhor, o que havia visto e o que havia ouvido dele.

Na celebração, estavam presentes representantes políticos, como os senadores Renan Calheiros e Michel Temmer, representantes religiosos, de movimentos da Igreja e de novas comunidades. Membros da Comunidade Católica Shalom reunidos em Roma para participar da canonização de João Paulo II e João XXIII no próximo domingo (27) participaram da Missa. Alguns missionários do Shalom leram preces, cantaram e acolitaram. Os padres da Comunidade de Vida Silvio Scopel, Aristóteles Alencar e Francisco Almeida concelebraram.

missa jose de anchieta
Francisco diante da imagem da padroeia do Brasil. Ao fundo, o seminarista da Comunidade Shalom, Vítor Aragão, que acolitou durante a celebração.

O rito foi rezado em português, mas o Papa fez a homilia em espanhol, que também era a língua materna de São José de Anchieta. Ao final, o bispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno agradeceu ao pontífice. O Papa rezou diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Mais uma vez, Francisco centra o discurso na “alegria”, tema que lhe rendeu também o título de sua primeira exortação apostólica “Evangelii Gaudium” (Alegria do Evangelho).

“É mais fácil ir a um cartomante, que te adivinha o futuro, do que confiar na esperança de um Cristo triunfante, de um Cristo que venceu a morte. É mais fácil uma ideia, uma imaginação, do que a docilidade a esse Senhor que ressurge da morte. Esse processo de relativizar tanto a fé termina nos distanciando do encontro, da carícia de Deus. É como se destilássemos a realidade do encontro com Jesus Cristo no alambique do medo, no alambique da excessiva segurança, de querer controlar nós mesmos o encontro. Os discípulos tinham medo da alegria. E nós também”, afirmou na Missa de hoje.

Para o Papa, a alegria do encontro com Jesus Cristo, essa que dá tanto medo de assumir, é contagiosa, e grita o anúncio: “A Igreja não cresce por proselitismo, mas pela atração testemunhal deste gozo que anuncia Jesus Cristo. Este testemunho que nasce da alegria assumida, logo transformada em anúncio, é a alegria fundante. Sem este gozo, sem esta alegria, não se pode fundar uma Igreja, não se pode fundar uma comunidade cristã”.

Clique aqui e confira a homilia na íntegra.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *