Formação

Frei Patrício: Como interpretar os sinais de Deus?

Deus não se desgasta no seu amor, Ele permanece sempre jovem, e por isso os nossos olhos estão fixos no futuro, onde teremos novo céu e nova terra.

Unsplash

Deus nos convida a decifrar com atenção o que Ele nos quer dizer ao longo da nossa vida. Nem sempre é fácil fazer esse discernimento a essa leitura, mas com paciência, amor e muita oração conseguimos chegar a uma probabilidade quase certa e moral do que Deus que de nós. Temos, antes de mais nada, a Sua palavra que todos os dias nos é dirigida, a palavra da Bíblia, não é uma palavra qualquer, mas sim uma palavra forte, corajosa, terna, cheia de amor que vem do mesmo Deus, especialmente através dos profetas, e ainda mais de Jesus do que o mesmo pai tem dito: “este é o meu filho bem amado, em quem tenho colocado a minha complacência, escutai-o.” (Mt 17,5). Temos a palavra da Igreja, que com voz firme tenta nos conduzir nos caminhos do bem e nos chama a não nos afastar dos princípios sadios da verdade e da fé, a voz dos santos, que dentro da mesma Igreja assumem uma voz profética, e temos os sinais dos tempos, que nos advertem com clareza qual o momento que estamos vivendo e como o estamos vivendo. São todas as estrelas que aparecem e desaparecem para que nós mesmos com a nossa inteligência e fé possamos escolher o caminho a seguir. Sabemos, porém, que o ser humano muitas vezes se recusa determinantemente a aceitar as luzes que vêm na nossa vida, radicalizamos no pecado e no orgulho, e aí fica difícil.

Convido a cada um a parar um pouco e refletir que sinais temos ao nosso redor e como podemos interpretá-los. As guerras, que todos os dias se tornam mais sofisticadas e matam mais gente; as falsas notícias que correm soltas nos meios de comunicação social; a fome, que mata milhões de pessoas, num mundo cada vez menor que fica mais rico às custas de um mundo cada vez maior, que é sempre mais pobre, sofrido e sem esperanças; um ateísmo que aumenta, não tanto teórico, mas prático, uma religiosidade superficial, um aproveitar-se de Deus para ter uma vida cômoda e dupla… O que tudo isso que dizer para mim e para você? Para mim quer dizer só uma coisa: que devo me converter e ser santo. E para você?

O sinal do arcanjo Miguel

O arcanjo Miguel está presente desde o início da história humana. Deus o coloca como guardião forte na porta do Céu para que defenda a intimidade do Reino rompida pelo pecado. Não quer dizer que São Miguel é aquele que defende Deus, os direitos de Deus. O caminho do homem é sempre uma ruptura da graça e um retorno a Deus, e sempre Deus abre a porta para os que se convertem e mudam de vida. Há momentos históricos em que há soluções que chegam ao ponto de cegueira total, onde é necessário que surja um Miguel divino humano para retomar o caminho da verdade e do amor. Mas nunca existirá um tempo sem santos, sem luz, sem os justos, que serão como estrelas luminosas que voam para indicar o caminho que devemos seguir. Os justos são os profetas, os santos, que com a palavra e a vida se fazem defensores da verdade e da honestidade. O fim do mundo não ontem nem hoje e nem amanhã cedo, nem a meio-dia. O mundo, o pequeno mundo de cada um de nós termina com a nossa morte, é a nossa paresia, o nosso encontro com o Senhor que sempre julga no amor e com amor.

O pecado não dominará o mundo

Na história da salvação há espaço e lugar para a justiça, a liberdade, a conversão, o amor, mas nunca há espaço para o pessimismo e para o mal. O mal faz de conta que domina, parece dominar, mas se olharmos bem toda a história da humanidade podemos ver como os bons são sempre um número muito maior que as pessoas más. Mas o mal age imediatamente, com sua força destruidora. É mais rápido destruir uma casa que construí-la. O autor da Carta aos Hebreus nos apresenta o vencedor de todo o pecado e mal, o sumo sacerdote Jesus, que oferecendo a si mesmo canta o hino da vitória final da verdade do amor. É o caminho que cada um deve seguir, oferecer a si mesmo como uma eucaristia permanente no altar da vida. Onde se tem o perdão pelo pecado não se necessita do sacrifício do pecado. É a nossa esperança de vida no amor misericordioso. Deus enviou o seu filho Jesus para redimir, salvar, não para condenar. Não é otimismo sem juízo, é fé no amor de Deus, mas então quem é condenado? Só os que conscientemente rejeitam a salvação. No mar da vida, tem uma mão estendida, quem se afoga?  Só quem recusa tomar a mão que salva.

Ler os sinais da natureza

Jesus gosta às vezes de dizer e não dizer, e deixa para nós a responsabilidade de interpretar. A natureza é um livro aberto. Quando o figo coloca as primeiras folhas verdes todos sabemos que o inverno está terminando e a primavera e o verão vão chegar. Jesus nos recorda que o fim do mundo, pessoal, e de uma nação, de um povo, de uma civilização está próximo, se pode compreender através de sinais. Vou tentar explicar. Quando uma pessoa, como eu, chega a 73 anos não pode esperar que vai ter na sua frente mais 50 anos, ou quem tem uma doença grave e está desenganado pelos médicos pode só esperar um milagre. Como quando um povo está há anos e anos com natalidade debaixo de zero não pode esperar uma juventude nacional… Assim, há sinais que devemos saber compreender, como por exemplo, que o mundo está se desgastando, mas Deus não se desgasta no seu amor, Ele permanece sempre jovem, e por isso os nossos olhos estão fixos no futuro, onde teremos novo céu e nova terra.

Jesus veio e lutou muito para nos dar um mundo melhor, agora cabe a nós continuar a lutar para que este caminho do mundo melhor, mais justo, mais humano possa se realizar não pelas leis, mas sim pela cooperação de todos.

 Senhor, estamos caminhando para o encontro contigo, mas enquanto estivermos aqui na terra, devemos lutar para que para quem vem depois de nós possa ter uma sociedade mais justa e mais humana, fecundada pela Evangelho. Ajuda-nos, Senhor. Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *