Institucional

Frei Patricio e a espiritualidade Teresiana na primeira manhã do Congresso

comshalom

“Quando ouvia falar de Deus Santa Teresa D’Avila se esquecia do tempo”, assim Frei Patrício Sciadini abriu a manhã do primeiro dia do Congresso de Espiritualidade que acontece no ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza hoje e amanhã com o tema “Oração e missão em Sta Teresa D’Avila”.

Frei Patrício há cinco anos em missão no Egito destacou a grandeza de Sta Tereza que mesmo depois de 500 anos ainda atrai o olhar dos homens de hoje com sua espiritualidade, segundo o frei a grandeza de Tereza é que ela abriu por completo o seu coração, o seu castelo interior a Deus.

Nascida em 1515 em Ávila na Espanha, em uma família profundamente cristã, Teresa se converte através da leitura de bons livros principalmente da vida dos santos mártires, onde aos sete anos tentou sua primeira fuga com o irmão mais novo para ser santa na terra dos mouros. Essa primeira fuga marcou para sempre a santa que tinha como lema em sua vida o desejo de ver a Deus. Na palestra o missionário enfatizou também a fuga de Teresa aos 20 anos para o Carmelo da Encarnação e aos 47 anos quando foge para encontrar a paz na fonte da paz.

“Deus entra lentamente em nossa vida”, explicou Frei Patricio aprofundando o processo de conversão de Teresa que passou primeiramente pela conversão da mente, em seguida pela conversão do coração e depois a conversão do corpo, quando Teresa D’Avila descobre que o amor nunca é ocioso deixando-a inquieta com a entrada de Jesus em seu coração. E foi nessa inquietude que em 20 anos a monja funda 19 mosteiros.

Mesmo com tantos desafios na época a mestra da oração encontrou uma maneira de transformar a vida religiosa e viver com fidelidade os conceitos do evangelho, “a igreja se transforma não com as palavras, mas com santidade”, dizia. Com alegria se coloca a serviço da Igreja como uma mulher de Deus.

O Congresso continuará hoje à tarde e amanhã o dia todo com palestras, formação e adoração na espiritualidade Teresiana.

Ângela Barroso


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *