Formação

Frei Patrício: Não se aprende a ser profeta numa faculdade

Senhor, que Santa Teresinha nos ajude a sermos de verdade profetas do amor e da misericórdia.

Unsplash

Teresa do Menino Jesus dizia: “o pincel não pode gloriar-se da pintura que realiza”. Nós somos pincéis nas mãos de Deus. Mais tarde Teresa de Calcutá dirá: “nós somos artistas nas mãos de Deus; é o Senhor que nos toma pela mão e nos ensina como pintar e como escrever”.

Recordo que quando era menino a professora pegava minha mão e me dizia como devia segurar o lápis, mas eu tinha medo que ela o quisesse roubar e aí segurava com tanta força que furava o papel. Lentamente se aprende a escrever, a pintar só se somos dóceis. A Palavra de Deus de hoje nos coloca no difícil e maravilhoso caminho do profetismo.

A ser profeta não se aprende numa faculdade, mas sim na total docilidade a Deus, que nos faz dizer coisas que nem nós sabemos como nos vêm à cabeça. O profeta não pensa nas consequências do que fala e do que faz, ele sente que deve dizer e fazer porque uma força interior o impõe e não pode fugir. Hoje se assiste não a uma escola de profetas, mas sim a uma pré-fabricação de profetas a uso e consumo. 

E é claro que são falidos, profetas instrumentalizados pelo poder ou pela conveniência, que dizem o que o chefe quer ouvir deles. Jesus foi um grande profeta diante de Deus e dos homens, porque sua docilidade foi total ao sopro do Espírito Santo e se colocou contra as autoridades dos tempos e não se importava com as ameaças, sabia que Deus estava com ele e isso lhe era suficiente.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Amanhã já será o mês de outubro, mês das missões e de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma profetisa das pequenas coisas, da santidade ordinária que soube dizer coisas que nem a Igreja tinha pensado e nem os maiores santos tinham pensado. Todos somos chamados a ser santos fazendo com o amor o que fazemos. Tudo é grande quando é feito por amor.

Peçamos a Deus que nos conceda a alegria de ser todos profetas… Não profetas encomendados, mas profetas escolhidos por Deus e enviados por Ele. Na escola de Jesus e de Santa Teresinha se aprende essa arte. É claro só na escola de Jesus, mas não somente na escola de Santa Teresinha, mas na escola de todos os santos, de ontem, de hoje e de amanhã.

Deus tira um pouco do Espírito de Moisés

Moisés é o profeta por excelência. Deus fala com ele abertamente quando quer e como quer, mas o mesmo Deus o adverte que vai tirar dele um pouco do espírito profético e vai reparti-lo entre os 72 mil homens escolhidos. É um novo caminho da manifestação de Deus que não se esgota numa única pessoa, mas se amplia e por isso se enriquece. Mas na grande reunião faltam dois, que também começam onde eles se encontram a profetizar.

Isso gera uma desconfiança e uma desaprovação por parte de Josué. Mas Deus sabe que o profetismo não pode ser reduzido a um lugar ou a uma pessoa só. Quem escolhe os profetas e os consagra pelo Espírito Santo não são os homens, mas é Deus. Esta visão de universalidade do profetismo faz parte de todo o povo de Deus, que é santo e profeta. Anunciar os valores espirituais e morais. Ser profeta se paga com um preço alto, com a vida e com o amor. Nem sempre os profetas são santos, mas sempre anunciam e denunciam.

São Tiago: profeta que incomoda

As palavras do apóstolo Tiago contra os ricos são fortes, provocam revolta aos ricos que têm sua segurança nos bens da terra. Vivem bem, comem bem, nadam no luxo ofensivo aos pobres dos irmãos e não se importam com os que passam fome frio e sede. Às vezes hoje nos escandalizamos com as palavras dos teólogos e santos que defendem os pobres e imediatamente nós que não temos muita coragem de amar os pobres os declaramos logo subversivos, comunistas, ideológicos, contra a justiça.

As nossas palavras diante das de São Tiago são cafezinhos, muita água e pouco conteúdo. Tiago não condena a riqueza, mas a ganância e o desrespeito por aqueles que nada têm. Mas por que não tem nada? Não é porque valem menos e não são filhos de Deus, mas porque não tiveram oportunidade, e quem sabe nem capacidade, ou são indefesos, velhos, doentes… Esse é o momento de rever a nossa visão da Palavra de Deus. Você tem (Que bom!), outro não tem (Que mal!), mas eu que tenho te ajudo com amor e justiça. Quem tem tudo aqui na terra não terá tudo no Céu.

A inveja dos discípulos não é aprovada por jesus

João com os outros discípulos volta da missão e eles conversam com Jesus dizendo que tinham proibido alguém de expulsar os demônios em nome Dele. Mas por que proibir uma coisa boa? O que estas pessoas fazem de mal em nome de Jesus? Parece que é inveja pura. Mas Jesus não aprova esta atitude e pede que se deixe de lado estas coisas pequenas de autoridade, o que importa é expulsar os demônios que prejudicam a vida das pessoas. As palavras de Jesus se dirigem para outro lado do problema.

1. O que importa para Jesus é fazer o bem, amar e não dar escândalo aos pequenos. Jesus afirma que quem der um copo de água a quem tem sede por amor a Ele não ficará sem recompensa. Como são consoladoras estas palavras que nos abrem o caminho da verdadeira santidade, que é viver as obras de misericórdia. Não importa quem as realize, o que importa é que se realizem.

2. Não devemos escandalizar os pequeninos, os inocentes, porque isto é um pecado que corrompe e grita para Deus. É severa a condenação para quem escandaliza os pequeninos, seria melhor para ele querer suicidar-se ou que fosse morto lançado ao fundo do mar. Palavras duras para condenar os escândalos.

3. O ensinamento de Jesus que necessitamos de uma determinada determinação, como dizia Santa Teresa, para fugir do pecado, do mal, tudo que escandaliza a nós mesmos e aos outros deve ser vencido com coragem. E sem medo.

Os ensinamentos de Jesus nos ajudam a sermos profetas, a imitarmos o Senhor e os santos. Que Santa Teresinha nos ajude a sermos de verdade profetas do amor e da misericórdia.

Oração

Senhor, somos chamados a ser felizes por ver tantos nossos irmãos que, mesmo tendo uma outra fé, são profetas do bem e da paz. Dai-nos a coragem de nunca escandalizar os pequeninos e de fugir com força do mal. Que possamos estar convencidos de que um copo de água dado por amor não ficará sem recompensa. Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *