Ir ao encontro de todos o povos e nações, levando ao homem a alegria do Evangelho. A proposta ousada e sempre atual do documento escrito pelo Papa Francisco, representou um novo envio missionário para a Comunidade Católica Shalom.
A Evangelii Gaudim, Exortação Apostólica que já foi debatida em Fóruns e em outros eventos grandiosos da Comunidade, coloca o cristão em uma perspectiva de constante saída: o evangelizador é aquele que anuncia o Evangelho sem medo, como uma eterna novidade.
O documento, traduzido para a Língua Portuguesa com o título “Alegria do Evangelho”, será sempre de grande importância para a Comunidade, uma vez que o Papa Francisco pediu que ele fosse lido, aprofundado e disseminado por todos aqueles que fazem parte do Shalom.
Gabriella Dias, Assistente Apostólica, falou sobre a importância do documento e citou os pontos que geraram frutos concretos na Comunidade nos últimos anos.
A missionária começou citando A crise do Compromisso (No. 82) da Evangelii Gaudim. Ela ressaltou: O que cansa o missionário não é a atividade evangelizadora, mas a pouca profundidade com que ela é vivida. O tópico, portanto, foi um convite à Comunidade para avançar em “águas mais profundas” e gastar tempo com a oração.
Gabriella ressalta que a superficialidade da vida espiritual pode gerar a fadiga, que é uma brecha para deixar a evangelização de lado. Frisando as palavras do Papa em A Evangelização dura toda a vida (No. 160), ela lembrou que é necessário anunciar a Boa Nova do Evangelho até que ele seja encarnado por inteiro em nós, enquanto vivermos, por isso a evangelização deve ser constante, como um rio perene que nunca deixa de dar frutos concretos para a humanidade.
Em menção ao tópico Todo o povo de Deus anuncia (No. 111), Gabriella fez menção à sua infância, período do seu primeiro contato com a Igreja Católica através da sua avó. A missionária relembrou que o convite do Papa para a evangelização é para todos os batizados, porque eles portam o dom gratuito recebido pelo Espírito Santo.
Gabriella frisou ainda que os tópicos Cuidado espiritual para com os pobres (No. 200) e Não ficar longe dos pobres (No. 201), são de especial importância para a Comunidade, que compreende a pobreza também como o desconhecimento de Cristo, a Verdade que sacia o coração do homem.
“A imensa maioria dos pobres possui uma especial abertura à fé; tem necessidade de Deus e não podemos deixar de lhe oferecer a sua amizade, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta dum caminho de crescimento e amadurecimento na fé.” (Papa Francisco | Evangelii Gaudim, No. 200)
A Assistente Apostólica da Comunidade concluiu falando sobre os jovens, que são o grande tesouro do Carisma Shalom.
Ao citar o No. 272 da Evangelii Gaudim (Viver para si é um lento suicídio), ela lembrou que o documento é um convite a jovem cristão para que saia de uma vida cômoda e busque o sentido real de sua existência indo ao encontro dos outros, servindo e “quebrando os espelhos”, “olhando para fora” (convite do Papa à Comunidade em ocasião da Convenção Shalom 35 anos em Roma, 2017).
Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar.
(Papa Francisco | Evangelii Gaudim)