Notícias

Gabriella Dias fala sobre os frutos da Exortação Apostólica Evangelii Gaudim para a Comunidade Shalom

Em entrevista, a missionária comenta que o documento gerou um grande impulso evangelizador para a Comunidade.

Ir ao encontro de todos o povos e nações, levando ao homem a alegria do Evangelho. A proposta ousada e sempre atual do documento escrito pelo Papa Francisco, representou um novo envio missionário para a Comunidade Católica Shalom.

A Evangelii Gaudim, Exortação Apostólica que já foi debatida em Fóruns e em outros eventos grandiosos da Comunidade, coloca o cristão em uma perspectiva de constante saída: o evangelizador é aquele que anuncia o Evangelho sem medo, como uma eterna novidade.

O documento, traduzido para a Língua Portuguesa com o título “Alegria do Evangelho”, será sempre de grande importância para a Comunidade, uma vez que o Papa Francisco pediu que ele fosse lido, aprofundado e disseminado por todos aqueles que fazem parte do Shalom.

Gabriella Dias, Assistente Apostólica, falou sobre a importância do documento e citou os pontos que geraram frutos concretos na Comunidade nos últimos anos.

A missionária começou citando A crise do Compromisso (No. 82) da Evangelii Gaudim. Ela ressaltou: O que cansa o missionário não é a atividade evangelizadora, mas a pouca profundidade com que ela é vivida. O tópico, portanto, foi um convite à Comunidade para avançar em “águas mais profundas” e gastar tempo com a oração.

Gabriella ressalta que a superficialidade da vida espiritual pode gerar a fadiga, que é uma brecha para deixar a evangelização de lado. Frisando as palavras do Papa em A Evangelização dura toda a vida (No. 160), ela lembrou que é necessário anunciar a Boa Nova do Evangelho até que ele seja encarnado por inteiro em nós, enquanto vivermos, por isso a evangelização deve ser constante, como um rio perene que nunca deixa de dar frutos concretos para a humanidade.

Em menção ao tópico Todo o povo de Deus anuncia (No. 111), Gabriella fez menção à sua infância, período do seu primeiro contato com a Igreja Católica através da sua avó. A missionária relembrou que o convite do Papa para a evangelização é para todos os batizados, porque eles portam o dom gratuito recebido pelo Espírito Santo.

Gabriella frisou ainda que os tópicos Cuidado espiritual para com os pobres (No. 200) e Não ficar longe dos pobres (No. 201), são de especial importância para a Comunidade, que compreende a pobreza também como o desconhecimento de Cristo, a Verdade que sacia o coração do homem.

“A imensa maioria dos pobres possui uma especial abertura à fé; tem necessidade de Deus e não podemos deixar de lhe oferecer a sua amizade, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta dum caminho de crescimento e amadurecimento na fé.” (Papa Francisco | Evangelii Gaudim, No. 200)

A Assistente Apostólica da Comunidade concluiu falando sobre os jovens, que são o grande tesouro do Carisma Shalom.

Ao citar o No. 272 da Evangelii Gaudim (Viver para si é um lento suicídio), ela lembrou que o documento é um convite a jovem cristão para que saia de uma vida cômoda e busque o sentido real de sua existência indo ao encontro dos outros, servindo e “quebrando os espelhos”, “olhando para fora” (convite do Papa à Comunidade em ocasião da Convenção Shalom 35 anos em Roma, 2017).

Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. 

(Papa Francisco | Evangelii Gaudim)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *