A manhã do segundo dia do retiro de Carnaval da Comunidade Católica Shalom, Renascer, teve como tema principal o “louvor e a glória de Deus”. Em Fortaleza (CE), a missionária da Comunidade Vida Gabriella Dias conduziu o momento e lembrou: “quando nós contemplamos a glória de Deus a nossa resposta é sempre louvor”.
>>Confira aqui todo o Primeiro dia de Renascer
Durante sua pregação, Gabriella apresentou três motivos para louvar a Deus. Veja quais são:
Por quem é Deus
Recordando o Catecismo da Igreja Católica, Gabriella explicou que o primeiro motivo para louvar é por quem é Deus. “Nós somos testemunhas da glória de Deus pela fé. A fé é já um louvor a Deus. Quando temos fé em Deus nós dizemos que Deus é Deus. O Catecismo diz que esse é o primeiro motivo de louvor a Deus: Ele é Deus. Eu te louvo, Senhor, porque eu creio que tu és meu Deus”.
De acordo com Gabriella, louvar a Deus por quem Ele é ajuda a contemplar sua ação em nossas vidas, mesmo nos momentos mais difíceis. “Quando eu não consigo ver a ação de Deus, Ele continua sendo Deus”.
Pelas graças recebidas
O segundo motivo de louvor a Deus, segundo a missionária da Comunidade Vida, é pelas graças recebidas. Apesar de parecer fácil louvar a Deus nessas ocasiões, Gabriella alerta que só é capaz de agradecer aquele que reconhece que as graças são dons gratuitos do Senhor.
A missionária recordou a passagem do Evangelho que narra a cura dos 10 leprosos, em que apenas um retornou para agradecer a Jesus.
“Isso é impressionante, deve nos questionar. Porque nós podemos estar recebendo as graças de Deus e não reconhecendo isso. Aquele que voltou, reconheceu Ele me curou, Ele mudou a minha vida. Aquele leproso que voltou percebeu que ele recebeu de Deus aquela graça e percebeu que ele não tinha mérito algum. Deus quis livremente dar. Nós voltamos para agradecer e louvar a Deus quando nós percebemos que recebemos de graça”.
Pelos momentos difíceis
Por fim, Gabriella apontou o louvor como remédio para os momentos difíceis e recordou que até mesmo a medicina psiquiátrica tem apontado a gratidão como caminho de cura para doenças como ansiedade e depressão.
“A oração de louvor deve ser praticada, ou seja, deve ser exercitada. Não é algo natural. É uma graça do Espírito que exige a minha colaboração. Eu preciso praticar essa oração de louvor, e essa oração precisa ser vivida nos momentos difíceis. Praticar o louvor para receber graças surpreendentes de Deus nos momentos de infelicidade, nos momentos escuros”.
Ainda de acordo com Gabriella, o louvor nos leva a “respirar um ar puro, enche o peito de vida”. “Quando louvamos assim, aprendemos a ver através dessa subida difícil. Pelo louvor o Senhor nos ergue e então somos capazes de ver as coisas por outro panorama”.
Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom
A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.
Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.