Shalom

Gabriella Dias: ‘O louvor é caminho de cura’

Na manhã desta segunda, a missionária da Comunidade Vida aprofundou essa forma de rezar e apresentou três motivos para ser grato a Deus. Veja quais são.

comshalom
Imagem: comshalom

A manhã do segundo dia do retiro de Carnaval da Comunidade Católica Shalom, Renascer, teve como tema principal o “louvor e a glória de Deus”. Em Fortaleza (CE), a missionária da Comunidade Vida Gabriella Dias conduziu o momento e lembrou: “quando nós contemplamos a glória de Deus a nossa resposta é sempre louvor”.

>>Confira aqui todo o Primeiro dia de Renascer

Durante sua pregação, Gabriella apresentou três motivos para louvar a Deus. Veja quais são:

Por quem é Deus

Recordando o Catecismo da Igreja Católica, Gabriella explicou que o primeiro motivo para louvar é por quem é Deus. “Nós somos testemunhas da glória de Deus pela fé. A fé é já um louvor a Deus. Quando temos fé em Deus nós dizemos que Deus é Deus. O Catecismo diz que esse é o primeiro motivo de louvor a Deus: Ele é Deus. Eu te louvo, Senhor, porque eu creio que tu és meu Deus”.

De acordo com Gabriella, louvar a Deus por quem Ele é ajuda a contemplar sua ação em nossas vidas, mesmo nos momentos mais difíceis. “Quando eu não consigo ver a ação de Deus, Ele continua sendo Deus”.

Pelas graças recebidas

O segundo motivo de louvor a Deus, segundo a missionária da Comunidade Vida, é pelas graças recebidas. Apesar de parecer fácil louvar a Deus nessas ocasiões, Gabriella alerta que só é capaz de agradecer aquele que reconhece que as graças são dons gratuitos do Senhor.

A missionária recordou a passagem do Evangelho que narra a cura dos 10 leprosos, em que apenas um retornou para agradecer a Jesus.

“Isso é impressionante, deve nos questionar. Porque nós podemos estar recebendo as graças de Deus e não reconhecendo isso. Aquele que voltou, reconheceu Ele me curou, Ele mudou a minha vida. Aquele leproso que voltou percebeu que ele recebeu de Deus aquela graça e percebeu que ele não tinha mérito algum. Deus quis livremente dar. Nós voltamos para agradecer e louvar a Deus quando nós percebemos que recebemos de graça”.

Pelos momentos difíceis

Por fim, Gabriella apontou o louvor como remédio para os momentos difíceis e recordou que até mesmo a medicina psiquiátrica tem apontado a gratidão como caminho de cura para doenças como ansiedade e depressão.

“A oração de louvor deve ser praticada, ou seja, deve ser exercitada. Não é algo natural. É uma graça do Espírito que exige a minha colaboração. Eu preciso praticar essa oração de louvor, e essa oração precisa ser vivida nos momentos difíceis. Praticar o louvor para receber graças surpreendentes de Deus nos momentos de infelicidade, nos momentos escuros”.

Ainda de acordo com Gabriella, o louvor nos leva a “respirar um ar puro, enche o peito de vida”. “Quando louvamos assim, aprendemos a ver através dessa subida difícil. Pelo louvor o Senhor nos ergue e então somos capazes de ver as coisas por outro panorama”.

Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom

A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.

Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *