Mês de maio é uma alegria para nós da missão de Ponta Grossa/PR, porque é o mês de fundação da nossa missão. Alegria que aumenta porque recordo que, alguns dias antes, eu tive minha primeira experiência com o carisma Shalom. Lembro-me que foi um reencontro do retiro “No tempo não quero parar”, o meu primeiro contato com o carisma.
Era um pouco mais de um ano da minha experiencia pessoal com Deus, eu estava voltando para a vida n’Ele, participava na minha paróquia, mas sentia que não havia encontrado o meu lugar na Igreja, quando fui convidado para ir no retiro, porém, sabe como é, damos aquela desculpa e acabei não indo. Mas combinei que no primeiro encontro após o retiro eu iria, e foi aí que tudo começou. Naquele encontro eu tive uma experiencia com Jesus Eucarístico que mudou completamente a minha vida.
Após essa experiência, muitas outras experiências Deus me proporcionou, posso dizer que até diárias com Ele, tanto nos momentos de alegria, quanto no meu momento de rebeldia em que enxergava a minha vontade e não a de Deus. Com isso, acabei me afastando do carisma por um período. Mas sabemos que Deus é insistente e louvo a Ele por ter me proporcionado esse momento na minha vida, o qual eu pude amadurecer e finalmente reconhecer o que Ele sempre me dizia: “Eu te fiz Shalom”.
Além das experiencias com Ele, muitas outras com o carisma, como a tocar na unidade ao ir para o primeiro Congresso de Jovens Shalom (CJS) em 2016 na cidade de Brasília, onde um grupo de desconhecidos, vindo de uma cidade do interior do Paraná, foram acolhidos com todo carinho pela família de uma irmã da Comunidade. Ou então da Providência Divina ao ir para a Convenção Shalom em 2017 sem falar uma palavra em italiano além de “buongiorno” e “grazie”.
São quatro anos de um sim a um convite que hoje não me arrependo da escolha que fiz: seguir a vontade de Deus. Nesses quatros anos louvo a Deus pela Sua misericórdia, por me fazer obediente a Sua vontade, a qual ouvi e hoje sou muito feliz. E são quatro anos de uma missão que foi fundada ainda tendo como local o salão de uma paróquia, mas que hoje, pelo amor dos irmãos da Comunidade e da Obra por ela, e da Providência Divina, tem seu próprio Centro de Evangelização, no coração do encontro da juventude pontagrossense. Gratidão a Deus por fazer parte do Carisma Shalom e desta missão.
Por Rodrigo José dos Santos