No dia 5 de março de 2021, a missão de Macapá completa 28 anos. São 28 anos de muitas histórias, de muitas vidas que foram tocadas e transformadas pelo amor de Deus através da oferta de muitos irmãos. Hoje somos 24 irmãos na Comunidade de Vida, 173 irmãos na Comunidade de Aliança e cerca de 244 na Obra. O rosto que hoje se vê na missão faz parte desta história, a história da mão de Deus que em tudo sustentou esta missão.
O objetivo aqui não é fazer um apanhado histórico de tudo que vivemos nestes 28 anos (embora não seja má ideia, quem sabe nos 30?), mas sim celebrar o hoje. Sim, irmãos, fazemos 28 anos em meio a um tempo em que muitas vezes não se encontram motivos para louvar. Em que é difícil encontrar motivos para sermos gratos! Mas, como diria o nosso fundador, “que não cesse o louvor!”.
Hoje, como missão Macapá, somos convidados a louvar! Louvar porque, em meio aos desafios, vemos surgir a obra nova, que tanto o Senhor nos prometeu. Vemos irmãos retornando, irmãos ingressando na Comunidade, irmãos que a partir deste ano trarão sobre o peito o Tau, sinal da nossa pertença a Deus e à Comunidade; irmãos que fazem as primeiras promessas, que renovam as promessas, que se comprometem para sempre com o Carisma, irmãos que fazem votos no celibato! E como não celebrar as famílias, os novos casais surgindo diante do altar do Senhor, o Projeto Família que tem dado tantos frutos? Sem falar dos rostos novos, a empolgação de crianças, jovens, adultos, famílias que começam a conhecer a beleza do Carisma que germinou neste terra de missão!
Então, irmãos, o que podemos retribuir a este “tudo” que o Senhor tem feito por nós? O que mais podemos, nós, oferecer?
Existe uma frase na oração vocacional que diz “aumenta em nós a generosidade na doação irrevogável da nossa vida”. Talvez esta seja a nossa resposta de gratidão hoje: sermos “ainda mais” generosos na doação da nossa vida! Fazermos dela uma doação irrevogável, pois sabemos que, tudo o que fizermos, sempre será pouco para retribuir a generosidade do Senhor para conosco.
Feliz 28 anos, missão Macapá! E obrigada, Senhor, pelos teus feitos em nós. Podemos hoje, junto com o salmista, dizer “eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizeste muito mais que prometeste” (Salmo 137).
Bianca Alho, Consagrada na Com. de Aliança Shalom