Igreja

Há 19 anos São João Paulo II fazia sua páscoa

O Papa João Paulo II morreu no dia 2 de abril de 2005, aos 84 anos.

comshalom
João Paulo II, Missa de início do Pontificado, 22 de outubro de 1978

Há 19 anos morria João Paulo II. Primeiro papa não italiano em quatro séculos e meio, o polonês Karol Wojtyla encantou o mundo com seu carisma durante seu pontificado, o terceiro mais longo em 2000 anos de História da Igreja. 

Na noite do dia dois de abril de 2005, Dom Leandro Sandri, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, anunciou a notícia a milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro. Era a véspera do Domingo da Misericórdia, festa instituída pelo próprio Papa João Paulo II anos antes. Desde aquela noite até o dia 8 de abril, dia em que foram celebradas as exéquias do falecido Pontífice, mais de três milhões de peregrinos homenagearam o Papa polonês, permanecendo inclusive 24 horas na fila para poder entrar na Basílica de São Pedro.

Conhecido como o Papa peregrino, João Paulo II fez diversas viagens apostólicas: 104 fora da Itália e 146 no país. Entre seus grandes feitos estão a promoção das Jornadas Mundiais da Juventude e seu importante trabalho em defesa da família. 

Relembre suas primeiras palavras ao ser nomeado Papa

“Queridos irmãos e irmãs, todos estamos ainda tristes com a morte do querido Papa João Paulo I. E agora os eminentíssimos Cardeais chamaram um novo Bispo de Roma. Chamaram-no de um país distante… Distante, mas sempre muito próximo pela comunhão na fé e na tradição cristã. Tive medo ao receber esta nomeação, mas o fiz com espírito de obediência a Nosso Senhor e com a confiança total na sua Mãe, a Virgem Santíssima”.

“Não sei se posso expressar-me bem na vossa… na nossa língua italiana. Se eu errar, vocês me corrijam. E, assim, apresento-me diante de todos vocês, para confessar a nossa fé comum, a nossa esperança, a nossa confiança na Mãe de Cristo e na Igreja, e também para começar de novo a andar por este caminho da História e da Igreja, com a ajuda de Deus e com a ajuda dos homens”.

Suas últimas palavras

O relatório do Vaticano revela que João Paulo II, seis horas antes da sua morte, disse em polonês, “com uma tênue voz e murmurando: ‘Deixai-me ir à casa do Pai’”. O jornal romano ‘La Repubblica’ citou um sacerdote polonês, Jarek Cielecki, dizendo que o papa morreu “logo” depois de pronunciar com grande esforço a palavra “amém”.

Com inf. de Aci Digital

Inscreva-se agora no curso ‘Vida Nova’ e aprofunde sobre a Ressurreição de Cristo

Estão abertas as inscrições para o curso “Vida Nova – Como viver a partir da Ressurreição?” preparado pela Comunidade Católica Shalom para todos que desejam aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado. A formação é composta por seis módulos, e pode ser utilizada em grupos de oração e também para ser aprofundada de forma pessoal.

Os conteúdos abordados tratam tanto de aspectos humanos como também de aspectos espirituais sobre a caminhada com Jesus. A condução do curso é feita por Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade Católica Shalom. 

[Clique e inscreva-se agora no curso Vida Nova]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.