Shalom

Há 40 anos, a Comunidade Católica Shalom participa da procissão com o Esposo Eucarístico e a Virgem toda pequena

Hoje celebramos, com muita alegria, o aniversário da Comunidade. O Carisma Shalom desabrochou no coração de Moysés Azevedo durante um encontro com o Papa João Paulo II, em 1980. Dois anos depois, começou, de fato, a Obra de evangelização.

comshalom

Será que por algum momento aquele jovem que, aos pés do Sucessor de Pedro, ofertou a própria vida, imaginaria que hoje, 42 anos depois, várias pessoas espalhadas pelo mundo seriam gratos pela Vocação, Carisma e Comunidade que é uma resposta de amor para o mundo?

Em 40 anos, a Comunidade Católica Shalom já realizou projetos de evangelização, casas de acolhimento, missões, expedições, programas de TV e Rádio, Canal no Youtube, músicas, obras, ícones, teatros, shows, sabores, famílias, livros, designers, enfim… a lista é gigantesca. 

>>> Participe da celebração dos 40 anos on-line

O Shalom nasceu, antes mais nada, da oferta de vida. Primeiro de um rapaz, Moysés Azevedo, e depois de outros jovens. Em oração e com muitas batalhas, o Shalom foi ganhando vida,  após a ideia ousada de evangelizar por meio de uma lanchonete.

O que é ser Shalom?

Para muitos que tentam resumir o que é Ser Shalom, vem aos lábios a resposta: “Ser Shalom é ser feliz”. Essa frase, que pode até soar como clichê, é uma realidade concreta. A experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz toca de forma tão profunda, que a única maneira de retribuir é doando livremente a própria vida, em favor da Igreja, dos jovens e por todos os homens. E é neste desejo de consumir-se e de fazer a vontade de Deus que muitos confiam as próprias vida à Comunidade, pois assim se reconhecem  plenamente felizes. Essa oferta gera novos “sins”, alcança novas vidas e, com o testemunho, edifica almas.  

De fato o Amor não é amado como deveria, mas os membros em formação, consagrados, vocacionados e toda a Obra, acreditam no Novo de Deus. Só Deus basta e por isso, vivemos os Conselhos Evangélicos,  propagando uma vida na pobreza, abandonados na Divina Providência; na castidade, vivendo um amor esponsal; e na obediência, reconhecendo que não somos os melhores, nem merecedores, e sim os mais fracos, os vasos de argila. Para corresponder a esta Vocação, Deus concede o caminho da Contemplação, Unidade e Evangelização. 

Queremos e almejamos o Céu não por presunção, mas por vocação. E o que, para muitos, é uma grande loucura, para nós é a plena certeza de escolhas acertadas, pois tocamos em um Cristo que passou pela Cruz, e devemos propagar essa Boa Nova, com alegria, ousadia e radicalidade evangélica.

Nossa meta é o Céu, e dentro do Carisma Shalom, temos a certeza da eternidade, pois há muitos que ainda precisam do nosso sim e da nossa oferta para serem salvos.  Onde a Igreja e os homens precisarem de nós, lá estaremos para levar o Shalom, a paz, a alegria, a experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz. “Ser Shalom” significa, pelo poder do Espírito Santo, ser discípulo e ministro da Paz e levar o próprio Cristo a quem por Ele espera.

40 anos de gratidão, alegria e esperança

Neste ano, foi permitido o retorno dos eventos no formato presencial, desde os compromissos comunitários, retiros internos, mas também grande eventos de evangelização como o Arraiá da Paz, Acamps’s e o Festival Halleluya. Você é chamado a estar conosco nesses eventos, participar, evangelizar e de forma concreta, partilhar os bens e o serviço.

Leia também| Julho, mês da Vocação Shalom e dos 40 anos de Comunidade

Muito obrigada a você que acredita e que faz parte desta história, que confia sua vida nesta Vocação, que devolve com generosidade e partilha seus bens, que permite ser usado por Deus e, com toda espiritualidade própria, é capacitado pelo próprio Espírito Santo.

Fazendo Barulho especial de 40 anos

O programa vai ao ar neste sábado (09) às 23h na REDEVIDA de Televisão e também no YouTube da Comunidade Católica Shalom.

Venha para a procissão de testemunhas!

E vamos juntos nesta procissão, onde não estamos sós. Vamos aos eventos, participar, evangelizar e celebrar com júbilo a renovação desta oferta de vida aos pés do sucessor de Pedro, em setembro na Convenção Shalom 40 anos. “Para nós, após 40 anos de vida, irmos até o Papa Francisco celebrar essa convenção é uma maneira de dizer que queremos de novo ofertar as nossas vidas a Deus, em vista da evangelização. Deus nos formou como um povo para isso, para evangelizar os jovens em comunhão profunda com a Igreja, em comunhão profunda com o Santo Padre”, explica a responsável pelas ações de evangelização da Comunidade, Gabriella Dias. 

Bendigamos a Deus, que nos proporciona a cada dia colher novos frutos e nos capacita a adentrar em novas terras, e claro, não podemos deixar de agradecer aos nossos “pais”: Moysés e Emmir, que dedicam tempo, vida e permanecem firmes nessa missão.

Continue lendo:

Por que o nome Shalom?

5 momentos marcantes para a Comunidade Shalom

6 motivos pelos quais amamos o Shalom

Vocação Shalom de A a Z


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.