O Rio de Janeiro, palco da histórica edição do Halleluya 2020 no Cristo Redentor, mais uma vez recebe o festival. E dessa vez, o palco é o Teatro Imperator, um dos mais importantes centros culturais da cidade. Localizado no Méier, bairro da Zona Norte do Rio, o teatro faz parte da vida dos moradores, que não medem esforços para mantê-lo em funcionamento, perpetuando sua longa tradição.
Inauguração
O local foi inaugurado em 1954, e na época recebeu o nome de Cine Imperator. Considerada a maior sala de cinema da América Latina, com 2400 lugares, era o ponto de encontro dos jovens da década de 50, com direito a lambretas e jaquetas de couro, prontos para assistir aos filmes de Marilyn Monroe e Elvis Presley. No seu início, era apenas sala de cinema, e não possuía apresentações teatrais nem de shows.
Cine Imperator funcionou com toda força por 32 anos, sendo o alvo de jovens e famílias que buscavam por um momento de lazer em frente às telonas. Entretanto, em 1986 com a construção de shoppings no Rio, o local perdeu sua movimentação e precisou fechar as portas.
Reabertura
Em 1991 o Imperator foi reaberto, dessa vez como Casa de Espetáculos. Grandes nomes nacionais e internacionais se apresentaram no palco, como Tina Turner, Bob Dylan, Paul Simon, Tom Jobim, Caetano Veloso, Tim Maia, entre muitos outros que marcaram presença e fizeram história no local.
Foi novamente fechado em 1995, e reaberto no ano seguinte com um show de Roberto Carlos e esgotamento total dos ingressos. Porém, nada foi suficiente para manter e cobrir os novos prejuízos, que resultaram mais uma vez no fechamento das portas.
Revitalização
O início das obras de restauração foi em 2011, para que o Teatro fosse novamente aberto em 2012. O Imperator agora possuía os mais diversos segmentos artísticos como teatro, musicais, shows nacionais e internacionais, concertos, cinema, exposições, entre outros. Além disso, através do projeto “Outra Cena”, ampliou suas atividades, abrindo espaço para o trabalho com formação e pensamento artístico, via cursos, oficinas e palestras.
A gravação do Halleluya
Com a Pandemia em 2020, o Teatro fechou novamente, mas pela providência de Deus a gravação do Halleluya 2021 foi feita no local, e ocorreu antes mesmo da reabertura para o público geral.
A gravação do Estúdio Rio foi feita no dia 27 de junho, sem a presença de público externo, contando apenas com a equipe de produção, técnica e com as bandas. Com uma estrutura impecável de camarins e palco, o Festival foi realizado com tudo de melhor qualidade e proteção em tempos de pandemia.
A equipe do Imperator esteve sempre solícita e disponível às necessidades da Comunidade, e recebeu com muita alegria essa Festa que Nunca Acaba.
Um agradecimento especial à Direção do Teatro e à Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro que administram o local e prontamente abriram suas portas para receber a Comunidade nesse momento tão especial. Em tempos de incertezas e desafios, contar com o apoio e com a parceria dessas instituições preenche os corações, e tornam ainda mais alto o eco do som da esperança!
Muita gratidão ao Teatro Imperator por sua história e acolhida à Cidade Maravilhosa e à Comunidade Católica Shalom!
Confira a galeria de imagens:
Serviço
Festival Halleluya 2021
Quando: De 23 a 25 de julho de 2021
Onde: Canal do Youtube do Festival Halleluya
Mais informações: Site oficial
Instagram: @festivalhalleluya
Facebook: Festival Halleluya
Por Mariana Figueiredo