Notícias

Halleluya 2021 é parte da reabertura de um importante centro cultural do Rio

Confira a história do famoso Teatro Imperator no Rio de Janeiro, que entre muitos fechamentos e reaberturas, vê nascer a esperança de tempos novos por meio do Halleluya.

comshalom

O Rio de Janeiro, palco da histórica edição do Halleluya 2020 no Cristo Redentor, mais uma vez recebe o festival. E dessa vez, o palco é o Teatro Imperator, um dos mais importantes centros culturais da cidade. Localizado no Méier, bairro da Zona Norte do Rio, o teatro faz parte da vida dos moradores, que não medem esforços para mantê-lo em funcionamento, perpetuando sua longa tradição.

Inauguração

O local foi inaugurado em 1954, e na época recebeu o nome de Cine Imperator. Considerada a maior sala de cinema da América Latina, com 2400 lugares, era o ponto de encontro dos jovens da década de 50, com direito a lambretas e jaquetas de couro, prontos para assistir aos filmes de Marilyn Monroe e Elvis Presley. No seu início, era apenas sala de cinema, e não possuía apresentações teatrais nem de shows.

Cine Imperator funcionou com toda força por 32 anos, sendo o alvo de jovens e famílias que buscavam por um momento de lazer em frente às telonas. Entretanto, em 1986 com a construção de shoppings no Rio, o local perdeu sua movimentação e precisou fechar as portas.

Sou Méier. Acesso em julho de 2021

Reabertura

Em 1991 o Imperator foi reaberto, dessa vez como Casa de Espetáculos. Grandes nomes nacionais e internacionais se apresentaram no palco, como Tina Turner, Bob Dylan, Paul Simon, Tom Jobim, Caetano Veloso, Tim Maia, entre muitos outros que marcaram presença e fizeram história no local.

Foi novamente fechado em 1995, e reaberto no ano seguinte com um show de Roberto Carlos e esgotamento total dos ingressos. Porém, nada foi suficiente para manter e cobrir os novos prejuízos, que resultaram mais uma vez no fechamento das portas.

Fonte: Diário do Rio. Acesso em julho de 2021

Revitalização

O início das obras de restauração foi em 2011, para que o Teatro fosse novamente aberto em 2012. O Imperator agora possuía os mais diversos segmentos artísticos como teatro, musicais, shows nacionais e internacionais, concertos, cinema, exposições, entre outros. Além disso, através do projeto “Outra Cena”, ampliou suas atividades, abrindo espaço para o trabalho com formação e pensamento artístico, via cursos, oficinas e palestras.

A gravação do Halleluya

Com a Pandemia em 2020, o Teatro fechou novamente, mas pela providência de Deus a gravação do Halleluya 2021 foi feita no local, e ocorreu antes mesmo da reabertura para o público geral.

A gravação do Estúdio Rio foi feita no dia 27 de junho, sem a presença de público externo, contando apenas com a equipe de produção, técnica e com as bandas. Com uma estrutura impecável de camarins e palco, o Festival foi realizado com tudo de melhor qualidade e proteção em tempos de pandemia.

A equipe do Imperator esteve sempre solícita e disponível às necessidades da Comunidade, e recebeu com muita alegria essa Festa que Nunca Acaba.

Um agradecimento especial à Direção do Teatro e à Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro que administram o local e prontamente abriram suas portas para receber a Comunidade nesse momento tão especial. Em tempos de incertezas e desafios, contar com o apoio e com a parceria dessas instituições preenche os corações, e tornam ainda mais alto o eco do som da esperança!

Muita gratidão ao Teatro Imperator por sua história e acolhida à Cidade Maravilhosa e à Comunidade Católica Shalom!

Confira a galeria de imagens:

Serviço

Festival Halleluya 2021
Quando: De 23 a 25 de julho de 2021
Onde: Canal do Youtube do Festival Halleluya 
Mais informaçõesSite oficial

Instagram: @festivalhalleluya
Facebook: Festival Halleluya

Por Mariana Figueiredo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *