Notícias

Histórico dos 20 anos de fundação da Missão Shalom em Crateús

Como no  início da fundação, hoje, vinte anos depois, a Missão de Crateús novamente canta ao Senhor  salmos de louvor e gratidão a Deus por todas as maravilhas realizadas ao longo de sua história na vida de tantas pessoas.

Em 06 de abril de 2000, às 8h30min da manhã, partem de Fortaleza (Sitio Santo Afonso) para a cidade de Crateús, 08 irmãos  missionários da Comunidade de Vida. Eram eles: Angelucia (primeira responsável local), Alexandro, Carmem, Valdenia, Edilene, Nelson, Antonio Marcos e Doroteia.

Chegam a cidade às 12h40min, dando assim início a fundação da nova Missão. Seguem direto para a residência episcopal, sendo recebidos por D. Lucia, ajudante do então Bispo Diocesano, Dom Jacinto que naquele momento não estava presente por se encontrar em uma reunião pastoral. Ao chegar, Dom Jacinto os acolhe e, sorridente, abraça a cada um dos irmãos.

Segue-se o almoço na residência episcopal e logo após, a convite de Dom Jacinto, os irmãos se dirigem a capela onde rezam, cantando um salmo em agradecimento ao Senhor pela viagem e consagram a Nossa Senhora, a Rainha da Paz, toda a missão a partir daquele momento. Seguem então para a casa onde residirão a partir de então, a nova casa comunitária. Dom Jacinto, que os acompanha, apresenta toda a casa, onde os deixa.

A Catedral do Senhor do Bonfim

Ao anoitecer, os irmãos foram para a Catedral do Senhor do Bonfim, para a missa presidida por Dom Jacinto que, ao final, apresentou os missionários à comunidade paroquial. O povo de Deus ali reunido aproximou-se e deram as boas vindas.

Após a missa, os irmãos voltaram para casa Comunitária onde Dom Jacinto os deixa, retornando no dia seguinte pela manhã, quando então celebra a primeira missa na capela da Casa Comunitária. Posteriormente celebrou a segunda missa na capela, quando foi feita a entronização do Santíssimo Sacramento

No domingo do dia 09 de abril, a Comunidade participa da missa campal celebrada no hospital Geral, presidida por Dom Jacinto, que mais uma vez apresenta a Comunidade a Igreja de Crateús e esta é acolhida mais uma vez pelo povo com votos de boas vindas.

Assim se dá, há 20 anos, a fundação da Missão da Comunidade Católica Shalom, na Diocese de Crateús. Desde a chegada da primeira turma de missionários, em 2000,  passaram pela Missão quase 100 missionários vindo de outros estados do Brasil onde a Comunidade Shalom tem casas Missionárias. Atualmente conta com treze missionários da Comunidade de Vida.

Comunidade de Aliança e envios em missão

A Missão de Crateús também conta hoje com membros na Comunidade de Aliança, sendo os primeiros ingressos em 2004 (Ronaldo, Rogeria, Emanuel e Tânia). Estes vivem como missionários em sua própria terra; somam um total de quatorze irmãos, sendo cinco consagrados a Deus por meio do Carisma. Destes, dois com Promessas Definitivas (Ronaldo e Sílvia), sendo os primeiros irmãos da Comunidade de Aliança a fazerem suas Promessas Definitivas na Missão, em 18 de janeiro de 20019.

Também teve a alegria de enviar em missão alguns irmãos como Comunidade de Vida para  outras Missões da Comunidade. Destes hoje, são três irmãos consagrados e em missão, Elias, Delano, e Fernando ambos moram na missão em fortaleza.

A Missão  conta ainda  com cento e quarenta e cinco membros em seus grupos de oração, em Crateús e Ipueiras. Realiza ações de Evangelização como o “Renascer”, o “Sem Limites”, o “Arraiá da Paz”, Noites Temáticas, evangelização “porta a porta”, oração e aconselhamento… Ações de Promoção Humana como visitas aos hospitais, grupo “Doze Passos” com moradores de rua e dependentes químicos…

20 anos de missão

Neste ano de 2020 a Missão de Crateús celebra seus vinte anos de fundação. Para Nilda Soares, Responsável Local da Missão desde outubro de 2017, na história da Missão se contempla a fidelidade de Deus que sustenta e conduz. No hoje da Missão, caminha-se nesta certeza que a própria história traz: Deus é fiel e sempre cumpre Suas promessas. Em seu coração a gratidão a Deus por ver a resposta que é o Carisma Shalom para esta Igreja Local; gratidão a Deus por esta mesma Igreja que acolhe a Comunidade Shalom com amor Paternal, na pessoa do Bispo diocesano, Dom Ailton e os sacerdotes da Diocese.

Como no  início da fundação, hoje, vinte anos depois, a Missão de Crateús novamente canta ao Senhor  salmos de louvor e gratidão a Deus por todas as maravilhas realizadas ao longo de sua história na vida de tantas pessoas que passaram pela missão ofertando suas vidas ou que nelas permanecem se ofertando.  Por todas as maravilhas realizadas em tantas vidas alcançadas e transformadas por meio da manifestação do Carisma Shalom nesta terra.

E como há vinte anos atrás, à Nossa Senhora, a Rainha da Paz, foi entregue o futuro desta missão, hoje renova a ela esta mesma oferta, pois com ela pode olhar a história e também cantar que “o Senhor realizou maravilhas”.

Crateús, 06 de abril de 2020

Por ocasião do vigésimo aniversário da Missão.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *