Institucional

Homilia: A rede com que se pesca o homem de hoje

comshalom

DSCN2361Em homilia na celebração eucarística realizada na manhã de hoje (04), no Retiro de Autoridades, o diácono Rômulo Castro propôs reflexão sobre a pesca milagrosa, narrada no Evangelho de Lucas (Lc 5, 1-11). Ele abordou dois aspectos do episódio: a transformação da vidas dos pescadores e a rede que se usa para pescar o homem de hoje.

Os apóstolos foram transformados por Jesus de pescadores de peixes para pescadores de homens. Os pescadores normais pescam o peixe para matar e comer, estes pescadores tiram os homens da morte e os trazem à vida.

O segundo ponto diz respeito às redes. Com que rede se pesca o homem de hoje?

A rede que Deus dá aos seus discípulos é a misericórdia, o Evangelho. Se não for usada, os peixes que Deus lhes confia com amor poderão não estar sendo trazidos da morte para a vida, mas sendo maltratados.

“Essa rede não é outra coisa senão o amor de Jesus que nos alcançou”, afirma o diácono. E contou que se lembrava naquele momento de sua experiência com Deus: “Lembro-me do dia em que fui pescado por Deus em um acampamento de jovens promovido pela Comunidade. Naquele dia, saí da morte para a vida”.

Segundo o Diácono, um dos fatos que se destacam nessa narrativa, é de que a rede não se rompe. Nela cabem todos os peixes, sem que se rasgue. “Dizia São Cura d’Ars: ‘O sacerdote é amor do coração de Jesus’. Peçamos a Deus que nos dê essa graça, de sermos este amor do coração de Jesus para os homens de hoje”, concluiu.

Clique aqui e confira galeria de imagens de 04/09, no Retiro.

 

Emanuele Sales e Franco Galdino


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *