
Raylanno partiu para a cidade de Assunção, capital do Paraguai, com mais cinco missionários da Comunidade . É a primeira Missão do Shalom fundada em terras paraguaias.
“Sei que é um país bem pobre, porque sofreu muitas guerras, inclusive contra o Brasil. Olho para lá com olhar de esperança, o que eu estou indo fazer é quase nada. Mas daqui a alguns anos pode transformar a culturavida deles. Não por mim, mas pela força do Evangelho. A potência da semente”, afirma Raylanno.
Até então, havia somente Obra Shalom no Paraguai, com um grupo de jovens e um grupo de casais. Na noite de sua despedida com os irmãos de Florianópolis, Raylanno demonstrava toda a ansiedade por viver este novo tempo. “Meu desejo é viver este choque cultural, da língua, de ser um com eles, de sofrer com eles, de evangelizá-los, amá-los, entendê-los, viver como eles, pra realmente introduzir o Evangelho na cultura deles e crer na potência do Evangelho e do Carisma. Lançar a semente em qualquer meio que Deus quiser”.
Antes de partir em missão, ele e os demais missionários participaram de um curso em Fortaleza, em preparação para este novo tempo. “O curso vai quebrando os estereótipos. Eu fui lá achando que ia aprender tudo sobre o Paraguai, mas na verdade o propósito da pessoa que foi lá nos dar o curso era fazer com que a gente se conhecesse. Porque se eu me conheço, eu vou saber lidar com o diferente a partir de mim”, explica.
O missionário afirmou que, durante o curso, chegou a se questionar o “que era verdade”, perante as diversas culturas existentes que fazem muitas coisas parecerem relativas. “Existe sim uma verdade, que é a verdade do Evangelho e o Evangelho é maior que todas as culturas”, concluiu.
Da Missão de Florianópolis, Raylanno leva experiências de amadurecimento. “Olhar e ver esse tempo se concluindo dentro da minha vida interior é ver um novo tempo surgindo, que é providencialmente indo em missão para o Paraguai. Minha vida hoje é um recomeço junto com a missão. Recomeçar essa é a palavra, tudo de novo”.
Lydiana Rossetti