Formação

Humor dos papas

Sério… como um Papa! Utiliza-se comumente esta expressão:sério como um Papa. Aqui, algumas palavras dos sucessores de Pedro através dosséculos fazem negar essa expressão. Confira!

Clemente VI

Pierre Roger entra jovem na Ordem de São Bento e torna-sebem cedo o Abade do convento de Chaise-Dieu. Certo dia, estando em Paris, aconteceuum pequeno incidente. Ele foi atacado de noite na floresta de Randan (Auvergne)por bandidos que roubaram todas as suas vestes e lhe bateram muito,abandonando-o todo machucado com apenas uma pequena túnica. Neste tristeestado, nosso monge procura refúgio na casa do padre mais próximo.

O vigário de Turet o recebe fraternalmente e providenciagenerosamente todas as suas necessidades. Cheio de gratidão, Pierre Rogerpergunta: “Quando poderei recompensá-lo?” Seu hospedeiro responde, sem darmuita importância: “Quando o senhor for Papa”.

Ele não acreditou no que disse. Mas o Abade Pierre Rogertornou-se Papa em 1342, com o nome de Clemente VI. A memória do Papa guardoufielmente a lembrança de seu generoso benfeitor, que então foi nomeado primeirocamareiro da Casa Pontifícia e depois Arcebispo de Toulouse.

Urbano V

Durante o exílio de Avignon, um dos Papas que aí moraram,Urbano V, teve a idéia de modificar a regra dos cartuxos; ele pensava que aabstinência completa de carne poderia prejudicar os doentes e os monges desaúde delicada.

Esse projeto transformou-se numa grande consternação entreos cartuxos. As objeções dos gerais da Ordem não conseguiram fazer mudar aopinião do Papa. Então, um dia, um grupo original apareceu na Corte Pontifical.Era uma delegação da Ordem dos Cartuxos, composta pelos membros mais idosos e,apesar disso, cheios de saúde. O porta-voz se apresentou ao Papa e disse:“Agradecemos o interesse de Vossa Santidade, ela revela sua preocupação com obem-estar e o sofrimento dos seus filhos. Viemos para provar à Santidade que ouso da carne não é necessário para viver longamente e em boa saúde. Nósdevíamos enviar aqui os confrades de idade entre 70 e 80 anos, mas pensando queessa demonstração seria mais eficaz se viessem os frades mais idosos ainda,fomos escolhidos para defender nossa santa regra. O mais jovem entre nós tem 87anos e o mais velho tem 99, que sou eu”. Esta demonstração foi coroada desucesso e a regra se manteve.

Bento XIV

Por que a Igreja, apesar de tão conciliadora, não repartiu aquaresma em quatro períodos de dez dias, durante as quatro estações do ano?”perguntou um príncipe ao Papa Bento XIV. Ele respondeu: “A Igreja poderia bemter feito assim, mas ela pensou que não seria muito prudente. De fato, os homensteriam quatro vezes o carnaval, mas teriam jejum uma única vez!”

Leão XII

O Papa Leão XII foi um dia a uma igreja conventual que,segundo diziam, era mal cuidada. Entrou sem ser percebido na igreja eajoelhou-se para adorar o Santíssimo Sacramento. Antes de ir embora,inspecionou a igreja mais de perto e saiu pouco edificado. Em seguida, visitouo convento onde, como de costume, mostrou-se muito afável. No momento da saída,o prior perguntou: “Vossa Santidade não queria deixar em nossa casa a lembrançada grande honra que nos concedeu hoje?”

“Um souvenir? – replicou o Papa sorrindo – Vá à igreja eencontrará o lugar onde me ajoelhei”.

Quando ele saiu, correram à igreja e descobriram o bancoonde estivera ajoelhado. Qual não foi a confusão do prior quando, neste local,encontrou escrito na grossa camada de poeira: “Vidi. Leo”. (Eu vi, Leão). Desdeentão aplicou-se em manter a igreja num estado exemplar. A lição deu frutos.

Pio IX

Uma dama distinta veio encontrar Pio IX para agradecê-lo:“Santidade, durante muitos anos eu tinha dor nas pernas. Comecei a procurar umade suas roupas de baixo; ao encontrar, vesti e fui curada imediatamente”.

Pio IX explodiu em risos e respondeu: “Minha boa senhora,você teve mais sorte do que eu. De fato eu, toda manhã, visto duas roupas debaixo minhas, e ainda assim caminho com muita dificuldade”.

De outra feita, um homem foi apresentado ao Papa Pio IX. OPapa perguntou se ele era casado. Ele respondeu: “Não, Santidade. Conseguievitar esta armadilha”. Então o Papa respondeu: “Eu não sabia que havia seissacramentos e uma armadilha”.

Um velho monge se apresenta um dia a uma audiência entrelágrimas e suspirando. “O que o senhor tem?”, perguntou o Papa. “Foi revelado,Santidade, que o anti-cristo nasceu”. “É verdade? E que idade ele tem?”. “Trêsou quatro anos”. “Ah, respondeu o Papa, essa é uma coisa que toca ao meusucessor. Portanto, enquanto esperamos, durmamos tranqüilamente”.

São Pio X

Em Roma, à Irmã Louise, Filha da Caridade, foi dada aresponsabilidade de cuidar da cozinha do hospital das Crianças do Menino Jesus,que o Santo Padre via das janelas de seu gabinete de trabalho. Depois de ter osolhos estragados pela chama constante dos fornos, Irmã Louise levantou-se umamanhã sem distinguir nada senão o contorno das coisas.

O Cardeal protetor da Ordem que visitava o hospital a pedidodo Papa, o noticiou a Pio X. Num movimento de sensibilidade total, o Papaentregou seus óculos ao Cardeal: “Irmã Louise não deve perder a vista. Quemprepararia a sopa dos pequenos? Leve, imediatamente meus óculos e assegure aela que rezo por ela”. O Cardeal cumpriu sua missão e Irmã Louise, tendocolocado os óculos, recobrou instantaneamente a vista e seus olhos retomaram oaspecto normal.

O prodígio teve uma conseqüência que não foi prevista porPio X. Irmã Louise, transbordante de gratidão e piedade, não quis mais saber derestituir os óculos miraculosos e o Santo Padre de bom humor, concordou com aexigência da boa religiosa, que emprestava os óculos às suas irmãs por algunssegundos como sinal de um favor extraordinário.

Leão XIII

Anunciou-se um dia ao Papa Leão XIII que um senhor de quasecem anos de idade pedia insistentemente para falar com ele. O Papa concordoucom a audiência. Quando o ancião encontrou-se na presença do Santo Padre,ajoelhou-se e disse: “Estou muito feliz agora! Pio IX também me concedeu umaaudiência alguns dias antes de sua morte”.

Leão XIII replicou, sorrindo: “Se eu soubesse que o senhorera tão perigoso para os Papas, teria retardado esta audiência alguns anos!”

Pio XI

Em novembro de 1931, o líder socialista francês AlbertoThomas encontrava-se em Roma para um congresso internacional e desejou em certaocasião encontrar-se com Pio XI, mas a prescrição do cerimonial pedia umagenuflexão diante do Santo Padre que para ele era extremamente difícil. A seupedido, o médico da embaixada da França deu um atestado dizendo que uma antigaferida no joelho o impedia de se ajoelhar.

O Papa Pio XI concordou voluntariamente com a audiênciaprivada a esse homem político, e no lugar de durar cinco minutos, comoprevisto, durou cerca de 45 minutos. Quando terminou, Alberto disse bemconfuso: “Peço perdão a Vossa Santidade por tê-lo retido tanto tempo”. Mas oPapa respondeu: “De forma alguma. Eu sou pai de todas as crianças da Igreja e acolhotodos com o mesmo amor”. Alberto Thomas foi tão tocado, que obedecendo a ummovimento súbito do coração, ajoelhou-se e beijou o anel do Papa”. Então o Papadisse com um sorriso fino: “Agradeço a Deus do fundo do coração que vossoferimento do joelho tenha sido agora perfeitamente curado”.

Como o Bispo de Berlim, D. Nicolas Bares, encontrava-se emRoma em dezembro de 1927, e iria estar com o Papa Pio XI, as crianças dasescolas tinham escrito cartas ao seu Bispo com os votos de boas festas. Entreelas, havia uma que causou ao Bispo uma alegria toda especial. Como iria no diaseguinte ser recebido em audiência pelo Papa, levou a pequena carta: “Caro D.Bispo, desejo ao senhor tudo que há de melhor, em particular, que permaneçasempre um bom católico“.

O Papa Pio XI chorou de rir lendo essas palavras e disse:“Eis aqui o melhor dos votos para nós Bispos. Sim, isto é sempre para nósnecessário: permanecer intrépida e puramente católicos”.

Depois da morte do Cardeal Essi, Arcebispo de Milão, apopulação começou a falar deste ou daquele prelado como seu sucessor.

“Somente quando os milaneses terminarem de eleger o seuArcebispo, diz Pio XI, eu o nomearei”.

João XXIII

Quando era núncio em Paris, João XXIII abordou durante umarecepção o representante da União Soviética: “Senhor embaixador, nós não somosda mesma paróquia, mas constato com prazer que pertencemos ao mesmo bairro!”

Antes de entrar no conclave que o elegeria Papa, o CardealRoncalli, futuro João XXIII, escutou esta frase a seu respeito: “Meu Deus, comoele é gordo!”

“Oh, vocês sabem, respondeu ele jovialmente, um conclave nãoé um concurso de beleza!”

Um Bispo recentemente nomeado confiou a João XXIII suadificuldade de dormir por causa das preocupações de seu novo cargo.

“Oh, disse o Papa, isso me aconteceu também, nas primeirassemanas do meu pontificado. Mas um dia, meu anjo da guarda me apareceu e medisse: ‘Não se leve muito a sério!’ Depois desse dia, consegui dormir todanoite.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *