Institucional

I Semana da Comunicação da Diocese de Santo André

comshalom

Diocese de Santo André realiza a I Semana da Comunicação

   ( Foto Oficial Diocese de Santo André )

 Comunidade Católica Shalom marca presença no evento diocesano em Santo André

        A Diocese de Santo André recebeu na Mitra Diocesana representantes das dez regiões do ABC e membros da região de São Paulo, para a realização de sua I Semana de Comunicação, do dia 23 a 26 de maio. A Comunidade Católica Shalom, Missão Santo André, também marcou presença com membros do ministério de Comunicação.

       Em virtude do 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais recordado no domingo (28), o tema principal do evento foi “Não tenhas medo, porque Eu estou contigo” (Is 43,5). Comunicar a esperança e a confiança no nosso tempo. 

PALESTRAS

       Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo local, conduziu a abertura do evento na noite do dia 23. Em sua palestra dirigida aos diversos agentes de comunicação da Diocese, Dom Pedro abordou o tema “Comunicação da doutrina da fé” e falou sobre o chamado que todos nós enquanto batizados temos de comunicar a fé. “Todos somos comunicadores, não nos esqueçamos desta dádiva. Porém, não é só comunicar e anunciar, é preciso que as pessoas encontrem sentido naquilo que é anunciado. É o Espírito Santo que torna possível a comunicação da fé, Ele é comunicação, é anúncio de fé, é a maior ajuda para chegar ao coração das pessoas”, disse o bispo.

      No segundo dia de formação, Felipe Moraes falou sobre “Mídias sociais, um novo jeito de comunicar a fé”, ressaltando a importância que as novas mídias possuem na comunicação e como utilizá-las para a evangelização correta e eficaz.

         Padre Guilherme Melo Sanches, secretário episcopal da Diocese de Santo André, reforçou no terceiro dia o tema geral e apresentou a estrutura da comunicação dentro da Igreja Católica particular do Grande ABC. O sacerdote explicou como funciona cada veículo e apresentou alguns cases de sucesso na região.

         Para isso contou com o auxílio de alguns representantes, como por exemplo, a jornalista e produtora Jéssica Maia (vocacionada da Comunidade Católica Shalom), que abordou o trabalho desenvolvido pela Milícia da Imaculada e Jean Ricardo, diretor da agência Dominus Comunicação. Para finalizar foi apresentado um vídeo institucional do trabalho realizado pela agência de publicidade católica GBA.

A semana de Comunicação terminou com a palestra ministrada por Fernanda Marqui que abordou o tema “Fotografia e Liturgia”.

       Durante todos os dias do evento, os participantes conferiram a I Feira da Comunicação que contou com a presença da PASCOM (Pastoral de Comunicação) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, uma das mais completas e bem estruturadas da região.

         O saldo dessa I Semana de Comunicação foi sem dúvida muito positivo, considerando principalmente que o trabalho da Pastoral de Comunicação ocorre de maneira voluntária e muitos dos agentes que colaboram não são profissionais de comunicação. Além de mostrar o engajamento e interesse das paróquias, todos com o desejo de poder contribuir e agregar na difusão do Evangelho, levando a Palavra de Deus em todos os lugares.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *