Institucional

“Ide e fazei discípulos” – histórias de quem ouviu Deus falar no Congresso de Jovens Shalom

comshalom

O envio missionário descrito no Evangelho continua sendo pronunciado mesmo depois da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Na verdade, a frase “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” nunca deixou de ser afirmada nos últimos dois mil anos. É o que comprovam os jovens Luyse Lima e Thiago Rodrigues, que experimentaram deste “envio” no Congresso de Jovens Shalom, evento anual promovido pela Comunidade Católica Shalom. Neste ano, o CJS acontecerá de 20 a 22 de setembro, em Fortaleza.

tiaguin CJSThiago tem 20 anos e é seminarista da Arquidiocese de Fortaleza. Em 2009, quando participou do Congresso, era membro de grupo de oração Shalom, no Projeto Juventude para Jesus, área pastoral da Comunidade dedicada à evangelização dos jovens. Segundo ele, o Congresso foi decisivo para a escolha vocacional. “Na época estava com 16 anos e de forma plena vivenciei não um evento, mas um momento de graça, um ‘kairós’ na Igreja de Fortaleza. Uma experiência única! Eu participava do ministério de Liturgia do Projeto Juventude”, conta.

O CJS busca promover o aprofundamento da experiência com o amor de Deus. É voltado para jovens engajados em grupos de oração Shalom, em outras comunidades e em paróquias. A programação é composta de momentos de oração e de adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações eucarísticas, workshops e apresentações artísticas.

Neste ano, o evento tem como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, em alusão à Jornada Mundial da Juventude, da qual se propõe a ser um reencontro. É realizado anualmente, alternando sua sede em cada edição entre Fortaleza, “casa-mãe” da Comunidade Shalom, e outras cidades onde há missões. Foi em uma das edições realizadas fora da capital cearense que Luyse Lima, de 26 anos, sentiu-se chamada por Deus para segui-lo. Era o ano de 2008, em Natal (RN). luyse

“Admirava-me ver a força  de Deus, do Carisma Shalom e de tantos jovens que em diversos lugares viviam o mesmo que eu. Quando ouvi o Moysés falar, percebi que eu queria ter o que ele tinha. Algo ecoava no meu coração: ‘é verdade, é possível’. Quando ele perguntou no final quem gostaria de partir em missão, respondi prontamente: ‘Eu!’ Um ano mais tarde estava sendo enviada como postulante da Comunidade de Vida para Fortaleza”, relembra. Moysés Azevedo, quem Luyse menciona, é o fundador da Comunidade Shalom. Nesta edição do CJS, ele falará novamente aos jovens.

Outra característica do Congresso é a interação entre os participantes vindos de vários estados do Brasil. A organização aguarda pelo menos cinco mil pessoas. “Além de ter tido uma forte experiência com Deus, não posso esquecer da graça que tivemos de conhecer irmãos de outras missões, partilhar da vida e do serviço ao Reino de Deus. Grandes frutos recebidos nesse Congresso ainda presencio em minha vida hoje, como um amor à Igreja presente em todos os cantos do mundo”, conclui Thiago.

Shows da banda de pop rock Missionário Shalom, da cantora Suely Façanha e do grupo de swingueira Shalom God, espetáculo musical Lolek, que conta a vida de João Paulo II, e o lançamento do romance policial “Tomas Rocha e os filhos de Odin”, de Edilson Filho, compõem a programação cultural.

Serviço

CONGRESSO DE JOVENS SHALOM
Sexta-feira, dia 20:
Celebração Eucarística às 18h, no Shalom da Paz, na Rua Maria Tomásia 72, bairro Aldeota, Fortaleza (CE)

Sábado e Domingo, dias 21 e 22:
Evento prossegue no Ginásio Aécio de Borba, Rua Paulino Nogueira S/N, bairro Benfica, Fortaleza (CE)
Inscrição: R$ 20.

Onde se inscrever: Casa da Juventude, Rua Maria Tomásia, 72, bairro Aldeota ou em qualquer Centro de Evangelização Shalom.

Hospedagem:
Jovens de outras cidades que necessitam de hospedagem devem entrar em contato com a Michele através do e-mail juventudepaz@comshalom.org.
Mais informações: (85) 3023.4612

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *