” E disse-lhes: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” Mc 16, 15
Essa ordem de Jesus para nós torna-se muito latente ao deparar-nos com a realidade da evangelização no município de Chaves (PA), na Ilha do Marajó, onde temos uma casa de missão há 18 anos.
Como Shalom, nascemos para evangelizar, para anunciar o Cristo Ressuscitado que passou pela cruz, que deu sua vida por nós e nos trouxe a vida eterna.
Em meio a evangelização, encontramos diversos desafios: diversidade cultural, pobreza, descaso das autoridades públicas e, principalmente desafios geográficos.
Nossa casa de missão encontra-se na sede do município de Chaves, que concentra cerca de 20% da população, o restante encontra-se nas diversas ilhas nos arredores, Ilha da Mexiana, Ilha da Caviana, e tantas outras; e o único meio de acesso à elas é pelo rio, através das embarcações locais ou com o barco da paróquia, enfrentando forte “maresia” (ondas agitadas pelo vento) e até 18 horas de viagem, em acomodações nem sempre confortáveis, para levar ao homem de hoje a boa nova do Evangelho, a Verdade que salva e que sustenta, que dá a verdadeira alegria, o próprio Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6).
Devido a dificuldade de localização, muitas comunidades são alimentadas pela Palavra de Deus, nas celebrações dominicais, feitas pelo coordenador da comunidade e recebem, uma vez ao ano, a visita do Pároco e dos missionários, que levam a sagrada comunhão; ocasião em que recebem também os sacramentos e formações.
Diante dessa difícil realidade, nosso coração se enche de misericórdia e compaixão, e a disposição para a evangelização se renova, pois encontramos culturas, línguas e raças diversas, mas não nos paralisamos diante da diversidade, pois sabemos que “por trás de cada cultura, língua ou raça, permanece o mesmo homem, a quem, com a força do Evangelho e do Carisma fomos destinados. Este homem tem fome e sede de Cristo, e Cristo tem fome e sede deste homem” (Escritos, 152), e por isso, com ousadia nos tornamos mediadores desse encontro.
Sem duvida não devemos parar em meio a dificuldade, sabemos que Deus é que coloca esse objetivo então Ele vai criar meios para que sua obra cresça. Que Deus abençoe profundamente a todos por esse belo trabalho