Na mensagem oficial para o Domingo Mundial das Missões 2025, divulgada pela Santa Sé em 25 de janeiro, o Papa Francisco destacou que a missão continua a partir do Batismo de cada cristão, e que esse chamado exige “ser sinais do coração de Cristo e do amor do Pai, abraçando o mundo inteiro”.
>> Siga nosso canal no Whatsapp
Esperança: o coração da missão
O lema “Missionários de Esperança entre os Povos” recorda que a Igreja é, por essência, enviada para levar alento à humanidade. No texto, o Papa Francisco afirmava que “a missão não é uma tarefa de alguns, mas a vocação de todos os batizados”.
Como era seu costume, Francisco destacou três eixos principais na mensagem:
Seguir os passos de Cristo, nossa esperança
Jesus, o primeiro missionário, envia-nos para transportar ao mundo a esperança divina.
“Sintamo-nos nós também inspirados a pormo-nos a caminho, seguindo os passos do Senhor Jesus, para nos tornarmos, com Ele e n’Ele, sinais e mensageiros de esperança para todos, em qualquer lugar e circunstância que Deus nos concede viver”.
Cristãos, portadores e construtores de esperança entre todos os povos
A proposta missionária exige encarar as alegrias, esperanças, tristezas e angústias da humanidade — sobretudo dos pobres, excluídos e sofredores.
“Renovo, portanto, o convite a concretizar as ações indicadas na Bula de proclamação do Jubileu (nn. 7-15), com especial atenção aos mais pobres e fracos, aos doentes, aos idosos, aos excluídos da sociedade materialista e consumista. E a fazê-lo com o estilo de Deus, ou seja, com proximidade, compaixão e ternura, cuidando da relação pessoal com os irmãos e irmãs na situação concreta em que se encontram”.
Renovar a missão da esperança
A oração aparece como atividade missionária primária — “quem espera, reza”. A Eucaristia, os sacramentos e a comunhão fraterna são fontes de vigor para evangelizar com paciência e zelo.
“Os missionários de esperança são homens e mulheres de oração”, escreveu Francisco.
“A missão é a Igreja que se põe em saída, para que a esperança de Deus alcance todos os corações.”
Shalom: missionários da esperança!
Neste ano jubilar da esperança, O COMSHALOM lançou uma página especial “Nascemos para missão“. Nela, você poderá saber mais informações sobre a campanha missionária da Comunidade Shalom, conhecer testemunhos de jovens que partiram em missão e descobrir como você também pode fazer essa experiência de oferta e evangelização.
Acesse: comshalom.org/missao
