Brasil

Igreja no Brasil inicia caminhada rumo ao CAM 7, que acontecerá em Curitiba em 2029

Congresso Americano Missionário reunirá representantes de 22 países e pretende fortalecer a consciência missionária das Igrejas locais em todo o continente

comshalom
membros da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB com o Papa em janeiro de 2026 ( Foto: Vatican Media)

A Igreja no Brasil deu a largada na preparação para o 7º Congresso Americano Missionário (CAM 7). O evento, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de novembro de 2029, na Arquidiocese de Curitiba (PR), promete ser um dos maiores encontros missionários das Américas, reunindo delegações de 22 países do continente.

Sob o tema “América em saída: povo de Deus que anuncia e testemunha Jesus Cristo” e o lema “Igrejas da América, em missão nas fronteiras”, o congresso busca renovar o ardor missionário das comunidades cristãs e fortalecer a cooperação intereclesial. O CAM 7 propõe um processo contínuo de formação, animação e compromisso que deve envolver paróquias, movimentos e novas comunidades em todo o país.

Um tempo de ‘Kairós’ para a missão

Para Dom Maurício Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, os congressos missionários são essenciais para a vida eclesial.

“Os congressos missionários têm o objetivo de impulsionar as igrejas locais para a missão universal, que não tem fronteiras. Eles têm sido um kairós para as Igrejas da América”, destaca.

O termo kairós, que na tradição cristã designa um tempo especial da graça de Deus, define o horizonte do CAM 7. Inspirado pelo chamado a uma Igreja “em saída”, o evento recorda que a evangelização não é uma atividade restrita a grupos específicos, mas a identidade fundamental de todo batizado.

O CAM começa agora

Os organizadores enfatizam que o CAM 7 não deve ser visto como um evento isolado, mas como uma jornada espiritual e pastoral. Dom Maurício reforça que o congresso convoca todos os sujeitos da missão: leigos, leigas, ministros ordenados e consagrados.

“O CAM não se reduz a um evento que vai acontecer em 2029, mas se propõe a um caminho que hoje se inicia”, pontua o bispo. Ao longo dos próximos anos, a Igreja no Brasil promoverá encontros, formações e momentos de intercessão para despertar a dimensão missionária da fé em cada fiel.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *