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Igreja Ortodoxa celebra o Natal

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A Natividade é celebrada pelos cristãos ortodoxos na EuropaCentral e de Leste e um pouco por todo o mundo a 7 de Janeiro, por causa dadiferença do Calendário Gregoriano – 13 dias depois dos outros cristãos. Noleste, a Natividade é precedida de 40 dias de jejum, que começam a 15 deNovembro. Este é um tempo de reflexão, contenção pessoal e cura pelo Sacramentoda Reconciliação.

 

A Festa Ortodoxa da Natividade tem início na Véspera deNatal (6 de Janeiro) e termina com a Festa da Epifania.

 

Normalmente, na Véspera de Natal, os cristãos ortodoxosjejuam até tarde, ao anoitecer, até que a primeira estrela apareça. Quando aestrela é avistada, as pessoas preparam a mesa para a ceia de Natal. A ceia daVéspera de Natal, ou “Sviata Vecheria” (Santa Ceia), junta a família parapartilhar alimentos próprios e dá início à festa com vários costumes e tradições,que remontam à antiguidade. Os rituais da Véspera de Natal são dedicados aDeus, para proteção e bem-estar da família e em memória dos antepassados.

 

A mesa é coberta com duas toalhas, uma para os antepassadosda família, a outra para os elementos vivos. Nos tempos pagãos, os antepassadoseram considerados espíritos benévolos, que, sendo devidamente respeitados,traziam boa sorte aos elementos da família.

 

Debaixo da mesa, bem como debaixo das toalhas, é espalhadaalguma palha para lembrar que Cristo nasceu num estábulo. A mesa tem sempre umlugar a mais para os membros da família já falecidos, cujas almas, de acordocom a crença, vêm na Véspera de Natal tomar parte na refeição.

 

Há doze pratos (iguarias) na mesa, porque, de acordo com atradição cristã, cada prato é dedicado a cada um dos Apóstolos de Cristo. Naantiga crença pagã, os pratos correspondiam às doze luas-cheias do ano. Ospratos não têm carne, por causa do período de jejum pedido pela Igreja até aodia de Natal. Porém, para os pagãos, a abstinência de carne era a forma deoferecerem sacrifícios a Deus sem derramamento de sangue.

 

Enquanto muitos costumes ortodoxos da Véspera de Natal serevestem de uma natureza solene, o costume de cantar é alegre e divertido. Oscânticos de Natal tem a sua origem na antiguidade, tal como muitos outroscostumes praticados nesta quadra.

 

Há dois grupos principais de cânticos na Ucrânia: os“koliadky”, cujo nome deriva provavelmente do latim “calendae”, significandoprimeiro dia do mês, que são cantados na Véspera e no Dia de Natal; o segundogrupo, “shchedrivky”, que é uma derivação do significado “generosidade”, écantado durante a festa da Epifania.

 

No Dia de Natal as pessoas participam na Divina Liturgia, nofim da qual, muitos se deslocam em procissão para mares, rios e lagos. Todos sejuntam, na neve, para as cerimónias exteriores da bênção da água. Muitas vezesos rios estão congelados e as pessoas fazem buracos no gelo para a bênção.Então, em casa, há uma grande festa – todos se juntam para comer, beber edivertir-se.

 

Tal como há diferenças, há também semelhanças entre aCelebração do Natal no Leste e no Ocidente. O Natal no Leste tem um grandesignificado familiar e social, tal como o tem no Ocidente. Junta as pessoas detodas as gerações para celebrarem o nascimento de Jesus Cristo.

 

Não importa em que cultura ou sociedade estamos – entendemoso nascimento de Cristo tal como S. João Crisóstomo escreveu: “Desde aquelaaltura, toda a alegria e júbilo! Eu também quero alegrar-me! Eu também queroparticipar do coro e da dança para celebrar a festa! Mas eu faço a minha parte:não tocando harpa nem flauta, nem erguendo a chama, mas erguendo nos meusbraços o berço de Cristo. Aqui está toda a minha esperança! Aqui está toda aminha vida! Aqui está toda a minha salvação! Isto é a minha flauta e a minhaharpa!”

 

Também eu, tendo recebido pelo Seu poder o dom da fala, eutambém, com os anjos e os pastores, canto “Glória a Deus nas alturas e paz naTerra aos homens de boa vontade”!


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