Hoje, dia 08 de dezembro, vamos fazer memória da Doce Mãe de Jesus, com o título de Imaculada Conceição. O papel dessa Santa Serva de Deus na economia da salvação não foi fruto do acaso. O Criador não erra o alvo e nem conta com a sorte, pois suas escolhas são perfeitamente conscientes.
Ao escolher a Virgem Maria como Mãe do Salvador, Deus concedeu-lhe a graça de ter nascido imaculada, ou seja, livre da mancha do pecado original. A maior beleza que existe em Maria é que tudo em sua existência se deu por causa e em função de Jesus, portanto, exaltamos, como Igreja, a Solenidade da sua Imaculada Conceição como uma grande graça que lhe foi concedida para que pudesse cumprir em sua vida os desígnios divinos.
Assim, tendo sido escolhida para acolher o Filho de Deus no mundo, a Virgem Maria gozou de favores particulares de Deus, como ensina o Catecismo, em seus artigos 490 e 491: “Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria ‘foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão’. O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como ‘cheia de graça’. Efetivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, ‘cumulada de graça’ por Deus, tinha sido redimida desde a sua conceição”.
>> Reze hoje o Ofício a Imaculada Conceição
Portanto, desse modo nos instrui o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX: “Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.
As virtudes e a santidade da Virgem de Nazaré sempre foram celebradas pelos Padres e pela Igreja no Ocidente e no Oriente. Então, peçamos ao Senhor que essa celebração nos ajude a amar mais a Deus e olhar com mais respeito e gratidão para esse santo canal escolhido por Ele para nos trazer a Salvação, que foi a Virgem Maria, imaculada e livre da culpa original desde sua concepção.
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.
Leia também: