Formação

Imaculado Coração de Maria

comshalom


A devoção ao Sagrado Coração de Jesus,
o Estandarte da Vitória contra os males desta época

A Divina Providência, para combater os males de uma época, suscita nãosó pessoas ou instituições. Também o faz por meio de formas de piedade,moções espirituais e desejos de perfeição novos.

Nos últimos séculos o mal cresceu de modo alarmante afastando osindivíduos e as sociedades de Deus. Mas junto a ele cresceu também oculto ao Sagrado Coração. Foi esta a devoção que mais se difundiu naIgreja e que maior estímulo recebeu do Magistério Pontifício.

Há ligação entre os dois fenômenos?

O padre Jules Chevalier, no prefácio das Constituições que escrevera em1891 para as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus,lembrou: "A devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi revelada pelopróprio Senhor e recomendada pela Igreja como um remédio eficaz contraos males do mundo de hoje."

Por seu lado o Papa Leão XIII compara esta devoção com o emblema daSanta Cruz que dera a vitória ao Imperador Romano e marcara o começo dotriunfo do cristianismo sobre o paganismo. "In hoc signo vinces" fora apromessa feita aos cristãos de então. A devoção ao Sagrado Coração éhoje o estandarte da vitória e triunfo do Reinado Social de NossoSenhor Jesus Cristo.

O Sagrado Coração e a devoção a Nossa Senhora

Mas, perguntará alguém, não é a devoção ao Imaculado Coração de Maria aque mais especificamente marcará esse triunfo prometido em Fátima, porexemplo?

Os devotos do Sagrado Coração de Jesus são sempre devotos muitoextremosos da Santíssima Virgem; e, reciprocamente. Não podia ser deoutro modo. Se Maria Santíssima é medianeira de todas as graças, todadevoção passa pelas mãos dela. E, por outro lado, sendo Ela o caminhomais perfeito para nos levar a Jesus, toda verdadeira devoção a Elaconduzirá ao Sagrado Coração.

Santa Margarida Maria Alacoque compreendera tão bem esta verdade queconsiderava as duas devoções como uma só. Tinha o hábito de rezar estajaculatória: "Divino Coração de Jesus eu Vos adoro e Vos amo do modocomo viveis no Coração de Maria e Vos peço que vivais e reineis emtodos os corações".

O confessor da Santa, São Cláudio de la Colombière, indica o mesmocaminho: "Resolvi não pedir nada a Deus em oração que não fosse pormeio de Maria".

Outros grandes devotos do Sagrado Coração – como Santa Brígida, SãoFrancisco de Sales e São João Eudes – referiam-se ao Coração de Jesus ede Maria, em singular, para salientar a perfeita união de sentimentos edisposições entre a Mãe e o Filho.

Os Missionários do Sagrado Coração e as Filhas de Nossa Senhora doSagrado Coração têm o belo lema "Per Mariam ad Cor Iesu" (Por Maria aoCoração de Jesus) como fórmula própria dos seus institutos.

Por isso mesmo o Papa Pio XII exorta: "A fim de que a devoção aoSagrado Coração de Jesus produza frutos mais abundantes na famíliacristã e ainda em toda a humanidade, procurem os fiéis unir a ela adevoção ao Coração Imaculado da Mãe de Deus." (14)

Fátima: O sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria

O movimento universal de Consagração ao Sagrado Coração de Jesuscomplementou-se, no século XX, com o movimento de Consagração aoImaculado Coração de Maria pedido por Nossa Senhora em Fátima.

As aparições de Fátima foram precedidas pelas do Anjo de Portugal, quedisse em 1916: "Os Corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz dasvossas súplicas".

E ainda, mais tarde, "Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia".

A bem-aventurada Jacinta, no seu leito de morte, disse à Lúcia: "Tu cáficas para dizer que Deus quer estabelecer no mundo a devoção aoImaculado Coração de Maria. O Coração de Jesus quer que, a seu lado, sevenere o Coração de Maria".

Muitos outros paralelismos entre as duas devoções mostram a sua íntimavinculação: as nove primeiras sextas-feiras e os cinco primeirossábados; o espírito reparador que anima as duas devoções; o movimentode Consagração da Humanidade ao Sagrado Coração de Jesus feito por LeãoXIII e o pedido de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração feito porNossa Senhora em Fátima; e por fim a promessa do triunfo final: "Eureinarei", repetia continuamente o Sagrado Coração de Jesus a SantaMargarida Maria, e "Por fim o meu Imaculado Coração triunfará", disseNossa Senhora em Fátima.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *