Igreja

Inspiração do Papa: Universidade de Roma oferece novo mestrado em Teologia Inter-religiosa

O curso, assim, responde ao convite feito pelo Papa quando visitou a Lateranense em 31 de outubro de 2019. Francisco insistiu sobre a importância do diálogo como um critério educativo.

Um novo percurso de estudos para formar e favorecer o diálogo ecumênico entre as várias confissões cristãs no espírito daquela “cultura do encontro” tão almejada pelo Papa Francisco. Essa é a proposta do novo mestrado em “Teologia Inter-religiosa em perspectiva ecumênica e de comunhão”, proposta pela Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma.

Os detalhes sobre o curso, de 2 anos a partir do próximo ano acadêmico que começa no segundo semestre de 2020, serão apresentados durante um webinário. O encontro on-line e ao vivo está marcado para esta sexta-feira (19/06), às 18h30 na Itália (13h30 no horário de Brasília), na página da faculdade no Facebook.

Será uma oportunidade também de analisar várias perspectivas teológicas confessionais – católica, evangélica e ortodoxa – através da participação de expoentes e estudiosos da área tanto da Itália, como do exterior.

Detalhes do curso

O mestrado foi idealizado por um comitê científico, coordenado pelo teólogo Giuseppe Lorizio e formado por representantes de várias confissões cristãs. O curso será estruturado em seis módulos: histórico-patrístico, bíblico-fundamental, doutrinal-dogmático, ético-moral, litúrgico-cultual e missionário.

O coordenador explica que o objetivo do mestrado é “educar para uma ‘forma mentis teologica’, capaz de dar uma dimensão científica e didática a uma teologia cristã que constitui o horizonte das diversas igrejas”.

O ciclo de estudos, acrescenta o teólogo Lorizio, “será ministrado por professores católicos, ortodoxos e da Reforma das várias igrejas, e irá favorecer sacerdotes e leigos que, se inserindo nas comunidades de origem, vão poder animá-las e servi-las no espírito da ‘cultura do encontro’, proposta pelo ensinamento de Francisco”.

O curso, assim, responde ao convite feito pelo Papa quando visitou a Lateranense em 31 de outubro de 2019. Naquela ocasião, o Pontífice, de fato, insistiu sobre a importância do diálogo feito não somente como uma maneira de viver ou coexistir, mas sobretudo como um critério educativo.

___________

Informações e inscrições para o mestrado em Teologia Inter-Religiosa no endereço de e-mail: orientamento@pul.va.

Leia também

Precisamos falar sobre vida acadêmica e santidade


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *