O ano de 2020 acelerou um processo que já era esperado por muitos especialistas em Marketing Digital. A maioria dos negócios físicos migraram rapidamente para a internet e o mesmo aconteceu com as obras de evangelização, que também necessitam de visualizações e de doações para subsistir. Neste aspecto, as curtidas e as inscrições em canais no YouTube passaram a ser mais solicitadas, porque são essenciais para a disseminação destes projetos.
Quando o usuário curte uma publicação em uma rede social, automaticamente eleva a avaliação daquele conteúdo, que passa a ser classificado como importante na internet. Com isso, o alcance daquele vídeo, texto ou foto pode ser ainda maior. Ao contrário do que muitos pensam, pedir like não é massagear o ego, por mais que pareca incômodo para alguns. Na internet, cada interação conta.
As transmissões ao vivo, por exemplo, conseguem chegar ainda mais longe quando existe um maior número de inscritos no Canal do YouTube ou de seguidores no Instagram. Quantas pessoas já foram alcançadas por conteúdos de qualidade que você fez chegar até elas? Quantas famílias, neste tempo, passaram a desenvolver o hábito de participar da Santa Missa?
Isso sem contar as diversas formas de formação à distância, que ganharam força em um período crucial de total transição para o on-line. Na internet, se destaca quem produz conteúdo com constância, volume e qualidade.
Diante de todas essas novas informações, confira agora algumas dicas práticas para o crescimento de perfis on-line:
1. No Facebook: Siga a página, curta e compartilhe as publicações.
2. No Instagram: Faça menções ao perfil nos seus stories, curta as fotos do feed e, claro, siga o perfil. Nessa plataforma, quanto mais interação, mais o conteúdo do outro usuário vai aparecer para você.
3. No YouTube: Inscreva-se no Canal, ative as notificações e curta os vídeos, principalmente os que estão sendo transmitidos ao vivo. Assim as transmissões poderão chegar mais longe — podendo, inclusive, serem colocadas entre as mais assistidas na plataforma.
4. No Twitter: Siga o Perfil, curta os tweets e reposte o conteúdo produzido pela página, sempre que possível. Fique atento às hastags (#) utilizadas e tente reproduzi-las, quando você abraçar a causa proposta por elas.
5. No WhatsApp: Divulgue os links sempre com um pequeno texto introdutório, explicando porque você está compartilhando aquele conteúdo e porque ele pode ser útil para alguém. Seja objetivo.
O que é bom, belo e verdadeiro precisa ser visto, conhecido e divulgado aos confins da terra. Assim Cristo nos ensinou quando anunciou a Boa Nova da salvação para todos os povos. Os meios mudaram, as estratégias são outras, mas o objetivo é sempre o mesmo: propagar o Bem e torná-Lo conhecido. Que este seja um tempo de mais coragem e parrésia entre nós, cristãos.
“10. É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo. 11. Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano.” Gálatas, 1