Partir em missão é uma grande aventura em Deus!
Sempre fui aventureira, a radicalidade sempre me atraiu; e, na minha caminhada com Deus, fui descobrindo que viver Nele, com Ele e por Ele é a maior radicalidade que posso experimentar, desejando assim fazer a vontade Dele, que é sempre felicidade e estar disposta a viver às Suas surpresas.
Ir em missão é radical!
É radical pois é um esquecer-se de si, para doar-se a tantos que não conhecem a felicidade, que precisam conhecer o imenso amor de Deus para assim descobrirem que Ele é a felicidade, Ele é a vida. Ir em missão é ser o feliz terceiro, como bem nos ensina a nossa bela vocação Shalom, onde Deus é o primeiro, meu próximo é o segundo e eu o feliz terceiro.
Eu, tão pequena, tão incapaz e tão fraca que sou, fico encantada com o amor de Deus, que se utiliza da pequenez humana para manifestar os seus feitos.
Lembro com carinho de uma fala do Messias, da comunidade de vida (mais conhecido como “Fofinho”, o querido responsável local da Missão São Paulo), na qual ele dizia que Deus escolhe pessoas com capacidades e qualidades desproporcionalmente pequenas ao que vão realizar, porque de fato quem realiza é Deus!
Nesse meu tempo de discernimento para partir em missão, contei com a ajuda de grandes santos amigos: Santa Teresinha, Santa Teresa de Ávila, São Francisco de Assis e São João Paulo II em especial, pois eu já tinha um grande carinho por ele antes de conhecer o Shalom. Lendo uma mensagem que ele passou durante a vigília da JMJ em Roma no ano 2000, as palavras deste santo me tocaram profundamente. E para não perder nada da grandeza da sua afirmação, coloco aqui o dizer dele:
“Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio! Sede contemplativos e amantes da oração, coerentes com a vossa fé e generosos no serviço aos irmãos, membros vivos da Igreja e artífices de paz! (…) Na realidade, é Jesus quem buscais quando sonhais com a felicidade; é Ele quem vos espera, quando nada do que encontrais vos satisfaz; Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tornam a vida falsa; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar. É Jesus quem suscita em vós o desejo de fazer da vossa vida algo de grande, a vontade de seguir um ideal, a recusa de vos deixardes submergir pela mediocridade, a coragem de vos empenhardes, com humildade e perseverança, no aperfeiçoamento de vós próprios e da sociedade, tornando-a mais humana e fraterna”.
E com um misto de dor e alegria, vivendo o mistério da cruz e ressurreição, embarco nessa aventura para a missão de Teresina, minha nova terra de missão, sonho de Deus para minha vida, na certeza de que Ele tudo fará pois Ele está no controle de tudo e cuida perfeitamente de cada detalhe. E tenho a certeza de que o sonho de Deus para minha vida me fará muito mais feliz do que eu posso imaginar! Ele sempre nos surpreende com o seu Infinito amor e misericórdia. Coragem, renúncia e disposição é Ele quem me dá a graça de viver, pois os meus passos são Dele. “Um coração inflamado por este amor tudo realiza, a tudo se dispõe.” (Escrito Amor Esponsal 11).
Quero ainda com o meu coração cheio de desejo dizer: “Obrigada Senhor por me teres escolhido! Amém!
**Valéria embarcou para a missão de Teresina no dia 14 de dezembro.