Shalom

Jesus quer fazer um trato de amizade com a humanidade

comshalom

A programação da manhã do terceiro dia do Renascer 2018 em Sobral contou com recitação do terço, animação, louvor, esquete teatral, pregação sobre o tema “Para Deus nada é impossível” e Adoração ao Santíssimo Sacramento. “Jesus vem dar uma reviravolta na nossa vida”, define o missionário da Comunidade Shalom, Erick Buarque. Em sua pregação, ele apresentou as várias características de Jesus: Deus que se abaixa, que quer ter uma relação de amizade e de doação até a morte de Cruz.

Erick explica que a vinda de Jesus não é um acontecimento qualquer, mas o centro da história, um divisor de águas. “Existe um antes de Cristo e um com Cristo. No nosso coração, precisamos dar a Jesus o lugar de mestre, de amado e de Senhor da nossa vida, da nossa história, das nossas amizade. Amor igual ao Dele não existe e eu quero dar a primazia da minha vida a quem dá a vida por mim, quer ser meu amigo, morre por mim. Eu quero que Jesus seja Senhor da minha vida, dos meus sonhos. Ele merece todo o amor do mundo porque Ele me amou primeiro”, destaca.

“O que Jesus quer não é fazer só um encontro conosco, mas quer ter uma relação de amizade. Quer ser nosso amigo, trilhar um caminho conosco. Ele quer fazer um trato de amizade conosco. Ele é nosso Pai, quer ser o nosso esposo. Amor de esposo é exclusivo, dedicado, especial. Quer que reconheçamos o amor imenso que Ele tem por nós”, completa. Quem o pai escolhe para ter esse amor são as almas mais pecadoras, as mais fracas, os vasos de argila.

Amor de Deus

O missionário lembra a passagem de Mc 9, 14ss que trata da cura de um menino endemoniado. O pai na passagem vivia uma situação de desesperança com o filho doente desde a infância. Os discípulos de Jesus não conseguem curar o menino.  Chega Jesus e o pai já sem esperança, pede que o Senhor o cure “se puder”. “Existe na sua vida alguma batalha vencida? Jesus entra na tua batalha perdida, na tua situação vencida, Jesus te toma pela mão. Quem é esse Jesus? Quem está preparado para se apaixonar por Jesus?”, questiona.

Na passagem de Filipenses 2, é apresentado o duplo abaixar-se de Deus. Jesus, mesmo sendo Deus, se inclina e toma condição de homem, colocando-se aos cuidados de uma família humana. Obedeceu até a morte, morte de Cruz. “Duplo abaixar-se de Jesus. Ele perdeu tudo, ofereceu-se à morte por amor”, define o pregador.

Jesus chora a morte de Lázaro em Jo 11, 31ss. “Quando passamos por uma situação grave, Jesus também se comove. Por nós, Jesus também chora”, destaca. Outra passagem que representa o amor e a amizade de Jesus é Lc 22ss na qual o Senhor pede que os discípulos preparem a Páscoa. “Jesus desejou ardentemente fazer essa ceia com seus discípulos. Jesus é próximo, chora a morte, é obediente, mas também quer estar com seus amigos, quer cear conosco. Jesus se aproxima dos discípulos e quer lavar seus pés. O Senhor queria mostrar que estava disposto a fazer tudo por eles”, explica Erick.

Na Cruz, Jesus perdoa Dimas, o bom ladrão. O Senhor olha para ele, fita-o e diz: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso. “Este momento mostra toda a dimensão na misericórdia de Deus. Basta se arrepender para alcançarmos o céu que Jesus deu ao ladrão”, destaca.

Jesus ressuscitado aparece aos discípulos na Beira do Mar e pergunta três vezes se Pedro o ama. “Jesus constantemente se aproxima de nós e nos faz a mesma pergunta. Ele deseja nosso amor e nossa amizade”, diz o missionário. A intimidade de Deus com a humanidade também é apresentada em  Gn3, 8ss. Relação íntima, diária, constante em que Deus se aproxima e o homem escuta os passos do Senhor.

Teresa Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *