Institucional

JMJ Panamá será nos primeiros meses de 2019

comshalom

A data da próxima Jornada Mundial da Juventude será conhecida nas próximas semanas.

O que já se sabe no entanto, é que diferentemente dos anos anteriores, a JMJ Panamá será realizada nos primeiros meses de 2019.

O Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério Leigos, Família e Vida afirma a este respeito: “Não sabemos a data extata, porém povavelmente será em janeiro, fevereiro ou março devido ao clima”.

O custo terá um peso muito grande na organização do megaevento. A JMJ Cracóvia teve um custo de cerca de 46 milhões de euros, cobertos em grande parte pelos próprios participantes.

De fato, a cota de participação cobriu 70% do valor total. O Estado contribuiu com outros 10%, sobretudo com a questão da segurança. O restante do custo foi coberto graças a doações de paróquias, de particulares e de empresas.

Um estudo realizado pela consultoria GAD3 revelou que as Jornadas Mundias da Juventude representam bem mais do que apenas um evento religioso, visto que o país sede torna-se uma “vitrine para o mundo”.

A título de exemplo: 96,1% dos participantes da JMJ Cracóvia aconselham a visitar a Polônia e mais de 80%  deles asseguram que sua permanência no país melhorou a imagen anterior que tinham dele.

Do ponto de vista pessoal, mais de 90% dos peregrinos afirmam que a participação na JMJ ajudou a aprofundar a sua fé e aumentou neles o desejo de construir uma sociedade melhor.

Bispos panamenhos

E a JMJ é o tema central da Assembleia Plenária ordinária da Conferência Episcopal Panamenha, reunida  desde segunda-feira (09/01) em Clayton.

A CEP é responsável pela organização das “Jornadas das Dioceses”, o que significa que os Bispos devem planejar com zelo a acolhida e as atividades dos milhares de jovens que chegarão ao Panamá antes da JMJ 2019.

Os Bispos examinarão também a realidade nacional, iluminando-a segundo o ensinamento da doutrina da Igreja católica.

Para a JMJ no Panamá, em 2019, é esperada a participação de 1,5 milhões de jovens.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *