Formação

João Paulo II e a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Tamanha admiração, fez o santo compor uma linda oração, que propagou ainda mais a prece à Virgem.

comshalom
Reportagem sobre os santuários de Curitiba – Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro – fieis – cristão – católico – reza – oração – velas – penitência – oração – imagens de santos –

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro surgiu a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. O ícone é uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi encontrada em Creta, Grécia. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus em Merulana (Roma). De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz.

Em 1812, aconteceu a demolição do velho Santuário. Religiosos, então, colocaram o quadro num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi para a Igreja de Santo Afonso, também em Roma.

João Paulo II e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

São João Paulo II compôs uma oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ele a rezou em uma visita ao santuário italiano onde se encontra o ícone original desta devoção. Desde então, esta é a oração mais famosa dedicada a esta devoção.

Na ocasião, João Paulo II lembrou que, durante a Segunda Guerra Mundial, no período da ocupação nazista na Polônia, ele era operário em uma fábrica em Cracóvia e, toda noite quando voltava do trabalho para sua casa, parava em uma igreja redentorista que possuía um ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

“Parei lá muitas vezes e não só porque aquela igreja estava a caminho, mas também porque achei aquela imagem muito bonita. Continuei a visitar aquela igreja mesmo quando fui nomeado bispo e também como cardeal. Também dei muitos sermões e administrei o Sacramento da Confirmação várias vezes. Agradeço à Providência divina, agradeço a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que me mostrou o Perpétuo Socorro em circunstâncias muito difíceis”, recordou.  

Oração

Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor,
socorrei o vosso povo que almeja ressurgir.
Dai a todos a alegria de caminhar
na consciente e ativa solidariedade com os mais pobres,
anunciando de modo novo e corajoso o Evangelho do vosso Filho,
fundamento e ápice de toda convivência humana
que aspira a uma paz verdadeira, justa e duradoura.
Como o Menino Jesus que admiramos neste venerável Ícone,
também nós queremos apertar a vossa mão.
A vós não faltam nem o poder nem a bondade
para nos socorrer em todas as necessidades e em cada pedido.
Agora é a vossa hora!
Vinde, pois, em nosso auxílio e sede para todos refúgio e esperança.
Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *