A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), criada pelo Papa João Paulo II, foi realizada pela primeira vez em 1986 na cidade de Roma. O evento tem sido fonte de grandes graças para a Igreja e também na vida de tantos jovens que ali renovam a sua experiência com o amor de Deus, desenvolvem relações de amizade e partilha com pessoas de outras culturas, e também encontram seu lugar na Igreja. Em outras palavras, a JMJ proporciona um verdadeiro despertar vocacional.
Leia também| Confira o calendário de peregrinação dos símbolos da JMJ 2023
A Jornada Mundial da Juventude também é um evento muito especial à Comunidade Shalom. Não poderia ser diverso, visto que o Carisma tem no interno de sua espiritualidade a Primazia dos Jovens. Dessa forma, não é um exagero afirmar que a JMJ é re(encontro) vocacional para todos os membros, e para todo o corpo da Comunidade que se vê renovada na missão.
Além do empenho formativo que se desenvolve durante o caminho de preparação para a JMJ, por meio do aprofundamento dos temas propostos pelo Papa Francisco, a Comunidade tem colaborado com os Comitês Organizadores Locais das últimas JMJ´s – desta paixão nasceram as Missões de Cracóvia (Polônia) onde foi realizada a JMJ de 2016 e da Cidade do Panamá (Panamá) em 2019, e recentemente a Missão de Lisboa.
Shalom Lisboa
A convite do Patriarcado de Lisboa, a Comunidade Católica Shalom, inaugurou sua presença missionária na cidade que sediará a próxima JMJ em 2023. Os primeiros missionários chegaram em meados de julho de 2021 para integrar o Comitê Organizador Local.
Veja| Santa Missa marca o início da fundação da Missão Lisboa
A fundação ocorreu solenemente em uma Celebração Eucarística presidida por Dom Américo Aguiar no dia 23 de outubro deste ano.
“Nosso intuito neste início de fundação é ser essa presença a serviço da Igreja Local contribuindo com a construção da JMJ à luz do nosso carisma Shalom sempre a serviço da Evangelização de todos os povos.” Partilha Patrícia de Morais Correia, responsável pela Missão.
“Uma experiência forte que tocamos nesse início de fundação é como a divina providência vai nos conduzindo e abrindo portas para a Evangelização à sua maneira e segundo a sua sabedoria. Tocamos fortemente a máxima do Evangelho de que o Espírito sopra onde quer e nos conduz como instrumentos em suas mãos.”
O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se e ele é também o imperativo dos primeiros tempos de fundação. Levantar-se e ser testemunha do que se viu (cf. At 26, 16), levantar-se e partir apressadamente (Lc 1, 39) ao serviço dos jovens e da Igreja Local.