Notícias

Jornada Mundial da Juventude, encontro de esperança para levar o Shalom do Pai

São João Paulo II, Jornada Mundial da Juventude, Comunidade Shalom e uma paixão em comum: os jovens!

comshalom

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), criada pelo Papa João Paulo II, foi realizada pela primeira vez em 1986 na cidade de Roma. O evento tem sido fonte de grandes graças para a Igreja e também na vida de tantos jovens que ali renovam a sua experiência com o amor de Deus, desenvolvem relações de amizade e partilha com pessoas de outras culturas, e também encontram seu lugar na Igreja. Em outras palavras, a JMJ proporciona um verdadeiro despertar vocacional.

Leia também| Confira o calendário de peregrinação dos símbolos da JMJ 2023

A Jornada Mundial da Juventude também é um evento muito especial à Comunidade Shalom. Não poderia ser diverso, visto que o Carisma tem no interno de sua espiritualidade a Primazia dos Jovens. Dessa forma, não é um exagero afirmar que a JMJ é re(encontro) vocacional para todos os membros, e para todo o corpo da Comunidade que se vê renovada na missão. 

Além do empenho formativo que se desenvolve durante o caminho de preparação para a JMJ, por meio do aprofundamento dos temas propostos pelo Papa Francisco, a Comunidade tem colaborado com os Comitês Organizadores Locais das últimas JMJ´s – desta paixão nasceram as Missões de Cracóvia (Polônia) onde foi realizada a JMJ de 2016 e da Cidade do Panamá (Panamá) em 2019, e recentemente a Missão de Lisboa.

Shalom Lisboa

A convite do Patriarcado de Lisboa, a Comunidade Católica Shalom, inaugurou sua presença missionária na cidade que sediará a próxima JMJ em 2023. Os primeiros missionários chegaram em meados de julho de 2021 para integrar o Comitê Organizador Local.

Veja| Santa Missa marca o início da fundação da Missão Lisboa 

 A fundação ocorreu solenemente em uma Celebração Eucarística presidida por Dom Américo Aguiar no dia 23 de outubro deste ano. 

“Nosso intuito neste início de fundação é ser essa presença a serviço da Igreja Local contribuindo com a construção da JMJ  à luz do nosso carisma Shalom sempre a serviço da Evangelização de todos os povos.” Partilha Patrícia de Morais Correia, responsável pela Missão.

“Uma experiência forte que tocamos nesse início de fundação é como a divina providência vai nos conduzindo e abrindo portas para a Evangelização à sua maneira e segundo a sua sabedoria. Tocamos fortemente a máxima do Evangelho de que o Espírito sopra onde quer e nos conduz como instrumentos em suas mãos.”

O itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, propõe um caminho de aprofundamento da fé com base no verbo levantar-se e ele é também o imperativo dos primeiros tempos de fundação. Levantar-se e ser testemunha do que se viu (cf. At 26, 16), levantar-se e partir apressadamente (Lc 1, 39) ao serviço dos jovens e da Igreja Local. 

Continue lendo:

Experiência missionária: Vamos juntos para a JMJ em Lisboa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.