Shalom

Jornada Mundial da Juventude, uma herança de São João Paulo II

A Jornada Mundial da Juventude é um grande legado que São João Paulo II deixou para a humanidade. Conheça mais sobre a relação entre a Comunidade Católica Shalom e este evento tão caro para os nossos jovens.

comshalom

Hoje (02/04), recordamos a Páscoa de São João Paulo II. Karol Wojtyła foi um grande homem na história da humanidade que deixou inúmeros tesouros para a Igreja, dentre eles, a Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens de todas as nações a cada 3 anos.

A JMJ, como é popularmente conhecida, marca gerações e proporciona aos jovens a experiência com um autêntico chamado vocacional: é o local ideal para aqueles que desejam descobrir o seu lugar na Igreja.

Neste dia tão especial, nós do comshalom.org, vamos lhe fazer relembrar da grandiosidade deste evento, que sempre conta com a presença dos jovens da Comunidade.

“Jovens, não temam responder generosamente ao chamado do Senhor. Deixem que sua fé brilhe no mundo, que suas ações mostrem seu compromisso com a mensagem salvadora do Evangelho!”

(São João Paulo II)

____________________

Uma terra de missão: o coração dos peregrinos

O encontro, tradicional por ter a presença do Papa, conta com a participação ativa dos membros da Comunidade e da Obra Shalom, que incentivam a peregrinação até os locais-sede com um sentido missionário. A JMJ é um lugar de encontro, oração, mas acima de tudo, de evangelização.

Você provavelmente já conheceu alguém que traz boas lembranças de uma JMJ que viveu. Se você já participou de alguma, certamente traz memórias que marcam a sua história até hoje.

“Queridos jovens, só Jesus conhece vosso coração, vossos desejos mais profundos. Só Ele, quem os amou até a morte, é capaz de saciar vossas aspirações. Suas palavras são de vida eterna, são palavras que dão sentido à vida. Ninguém fora de Cristo poderá dar-vos a verdadeira felicidade.” (São João Paulo II)

Aos confins da terra

A missão dos jovens que topam viver essa grandiosa aventura com o Shalom, começa na Pré-Jornada Mundial da Juventude (Pré-JMJ), evento que tem como objetivo levar “um gostinho” da Jornada para aqueles que estão recebendo os peregrinos em seu continente.

Alojados em casas de família, os missionários que vão ao encontro do anfitriões vivem a Pré-JMJ com um profundo espírito de abandono à Divina Providência, permitindo que pessoas – até então desconhecidas -, tornem-se próximas através da generosidade e da confiança mútuas. É um momento de profunda e rica enculturação.

 “A humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria Fé em Deus, Senhor e Salvador.” (São João Paulo II)

Essa experiência indescritível foi narrada no Youtube da Comunidade em 2019, por meio da série #PeregrinoSH, que mostrou a rotina dos jovens que visitaram a Costa Rica uma semana antes da JMJ do Panamá, na América Central.

Durante a Jornada, os alojamentos nos quais os peregrinos se hospedam são locais propícios para novas amizades. Despojados de muitas regalias, os jovens vivem concretamente a experiência de possuir o necessário para viver.

Uma experiência com o carisma

O Festival Halleluya também tem espaço na JMJ. A cada edição, o palco recebe atrações internacionais, momentos de adoração, aconselhamento em diferentes idiomas e confissões.

O PeregrinoSH vive a Jornada na ótica do serviço, marca da Comunidade Católica Shalom, que nasceu através da oferta de um jovem diante de São João Paulo II.

A JMJ é, portanto, uma grande experiência vocacional, que reúne jovens com diferentes chamados no coração da Igreja que ali se descobrem servos e saem com o desejo de ofertar mais.

O próximo país que receberá a JMJ será Portugal, terra que tem como característica histórica a missionariedade. Lisboa estará de braços abertos em 2020 para receber o Papa Francisco e milhares de peregrinos de todos os lugares do globo. A Comunidade Shalom já está se preparando para levar os jovens ao evento de forma acessível e cheia de sentido.

“Queridos jovens: A Igreja os vê com confiança e espera que sejam o povo das bem-aventuranças! “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-14).  (São João Paulo II)

Reviva a JMJ em um click…

Você sabia que a Comunidade Católica Shalom tem um Canal no Youtube com muitos arquivos sobre as peregrinações feitas no período de Jornada?

[Clique aqui e confira aqui o que vivemos juntos na última Jornada Mundial da Juventude]

Retiro de Semana Santa 2020: Transmissão virtual

O Retiro de Semana Santa Virtual da Comunidade Shalom será transmitido pelo Canal oficial da Comunidade no Youtube. Organize-se para viver essa experiência de cruz e ressurreição com os seus familiares nos dias que se aproximam.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *