Notícias

Jovem conta como evangeliza na internet através do humor

“Percebi que o humor seria uma grande rede de evangelização nesse tempo”, conta Italo.

Italo Ramos descobriu  durante a pandemia uma nova forma de evangelizar em suas redes sociais através do humor. O jovem participa da Obra Shalom, em Fortaleza, desde 2018. Atualmente é membro do Grupo de Oração São João Paulo II e do Vocacional Shalom. Formado em Recursos Humanos, aos 20 anos, Italo compreende bem a importância da máxima “jovem evangelizando jovem“. 

Seu perfil no Instagram conta com quase dez mil seguidores e o número não para de crescer. “Quando gravei o primeiro vídeo eu percebi que a galera gostou, e fui rezar para saber se era vontade de Deus eu continuar. Deus me deu a passagem do livro de Tiago, que o título é ‘buscar quem se afastou’, onde relata que feliz é aquele que resgata o que se perdeu”, conta o jovem sobre como tudo começou. 

Ser engraçado não é sinônimo de superficialidade. Italo já tem clara a importância da vida de oração e o testemunho, como lastros que tornam possível uma evangelização autêntica na internet. “Já ouvi que eu estava perdendo a minha juventude ofertando ela a Deus, mas eu prefiro ‘perder’ a minha juventude que é passageira do que o céu que é eterno. Para o mundo é perca, para nós, é ganho”, enfatiza o Instagramer

A produção dos vídeos ainda acontece em meio a improvisações pela falta dos devidos equipamentos, mas nada tem impedido o jovem de seguir a missão. As postagens são leves, trazem humor perspicaz e sempre apontam para um ensinamento de fundo como a vida comunitária, importância da oração e dos sacramentos. Os vídeos do jovem recordam aquelas brincadeiras e situações inusitadas partilhadas, entre risos, nas refeições da vida religiosa e comunitária, um momento de fraternidade e alegria genuína

“A Palavra de Deus diz que os Jovens dos fortes. Davi era um jovem e venceu um gigante. Nós jovens somos fortes para derrubar um gigante, não por nossas forças, mas porque dentro de nós habita Deus, maior do que qualquer gigante que possamos  enfrentar”, confessa Italo. Ainda para o jovem, “a  melhor forma de um jovem ser evangelizado é pelo testemunho de outro jovem”.

View this post on Instagram

Você se identifica com qual? Pode escolher todos!

A post shared by italo (@_italoramoss) on

Italo conta que sempre foi extrovertido, alegre e  gostou de transbordar a alegria de buscar a vontade de Deus. “Nesse tempo que estamos vivendo tão difícil, com notícias tristes, longe dos sacramentos, percebi que o humor seria uma grande rede de evangelização nesse tempo. Um humor que, ao mesmo tempo, fizesse a pessoa rir e lembrar o quanto pode ser feliz  por viver na vontade de Deus“, explica. 

A raiz da alegria e missão do jovem se encontra na consciência de saber-se amado por Deus, mas nem sempre houve essa certeza em sua vida. “Eu nasci numa família católica, mas eu era aquele famoso católico ‘Raimundo’, com  um pé em Deus e outro no mundo. Porém, em 2017 fiz meu Seminário de Vida no Espírito Santo, e naquele final de semana tive uma verdadeira experiência com Deus, onde me senti profundamente amado por Ele, e percebi a minha importância para a igreja. Naquele final de semana eu vi a necessidade do meu testemunho para alcançar outros jovens para Deus”, finaliza. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *