Participar dos dias de despedida do Papa Emérito Bento XVI foi uma grande graça. Rezar um pouco diante do seu corpo dentro da Basílica de São Pedro e participar da missa celebrada na praça de São Pedro pelo Santo Padre, o Papa Francisco, foi para mim uma experiência muito interessante.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Isso porque falar do Papa Bento XVI é algo muito novo para mim; a minha experiência de Igreja, em que pude ter um conhecimento mais profundo de Deus e da Igreja, se deu já no papado do Papa Francisco… Contudo, eu pude conhecer mais sobre o Papa Emérito através dos seus documentos, de suas catequeses… Foi ele quem reconheceu a Comunidade Católica Shalom como via de santidade na Igreja, por meio da aprovação dos Estatutos…
Inclusive, nesses dias, eu lembrava muito do que ele falou para os membros da Comunidade: “Sejam alegres instrumentos do amor e da misericórdia de Deus”. Outro aspecto que ficou muito forte para mim de Bento XVI foi a simplicidade e bondade dele. Além disso, a grande comoção da praça de São Pedro me chamou bastante atenção. Eu costumo passar por ali por aquela praça e vejo a grande agitação grande, mas quando as pessoas estavam passando nesses dias de velório e funeral de Bento XVI houve um grande silêncio. E isso tem um significado sobrenatural, pois expressa um grande respeito e veneração.
No final da homilia, o Papa Francisco falava diretamente ao Papa Emérito: “Bento, fiel amigo do Esposo”. Ouvir o Papa Francisco dizer “fiel amigo do Esposo” foi algo muito bonito. Isso para mim foi algo que marcou muito e naquele momento trouxe toda a Comunidade e todo a Igreja.
Partilha completa sobre o funeral de Bento XVI
Leia também | Papa Bento XVI intercedeu pelo meu matrimônio
Wallace Freitas
Consagrado da Comunidade de Aliança