Olá, irmãos! Me chamo Ana Paula, sou natural de São Luís do Maranhão, sou consagrada da Comunidade da Aliança, e sou casada com um guarda suíço e por isso eu moro na Missão de Roma, na Itália. Eu vou partilhar com vocês um pouco sobre esses dias desde o falecimento do Papa Emérito Bento XVI até o dia do seu sepultamento. Eu queria começar destacando três encontros que tive com Bento XVI que transformaram a minha vida.
O primeiro encontro com Papa Bento XVI
O primeiro foi em 2011 na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madrid, na Espanha. Foi a primeira vez que conheci um Papa pessoalmente. E o que me chamou atenção no Papa Bento XVI foi a alegria que ele expressava de estar no meio de tantos jovens. A noite da vigília é até hoje inesquecível, pois naquela jornada choveu muito, e ele ficou na chuva conosco. Ele disse: “se os jovens vão ficar, eu também fico”. Eu me surpreendi, porque o que o presenciei ali com o Santo Padre era muito diferente do que a mídia apresentava sobre ele.
Eu comecei admirar, comecei amar Bento XVI pelo que presenciei ali naquele encontro. E esse encontro com ele me encheu de amor pela Igreja, foi a partir daí que eu me decidi pela vida consagrada; e interessante também é que conheci meu marido justamente nessa jornada. Ele já era guarda suíço, mas ele foi como peregrino com um grupo do Shalom e, assim como eu depois desse encontro com o Bento XVI, ele teve a vida transformada. Eu voltei para o Brasil e partir em missão no ano seguinte. E ele voltou para o Vaticano e decidiu permanecer como guarda, assim como continua sendo até hoje.
Leia também | Comunidade Católica Shalom manifesta pesar pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI
O intercessor do matrimônio
A gente costuma dizer que Bento XVI foi um grande intercessor do nosso matrimônio, porque o meu esposo teve a oportunidade de pedir as orações de Bento XVI pelo nosso namoro. E quando marcamos a data do casamento, nós convidamos o Papa para estar presente, mas, por motivos de saúde – também porque casamos em 2021 quando ainda estava no tempo delicado de pandemia -, ele não pode ir, mas ele convidou a gente ir à casa dele no dia seguinte do casamento. É claro que a gente foi e esse foi o segundo encontro com o Bento XVI.
Ele morava no Mosteiro que fica dentro do Jardim Vaticano na época. Ele nos recebeu com muita gentileza, sem pressa, de forma muito espontânea, era como se a gente tivesse ido visitar um avô. Ele estava fisicamente muito enfraquecido mas, ao mesmo tempo, muito atento à conversa, que, graças a Deus, o meu marido conseguiu falar, porque eu só chorava. Eles conversavam em alemão. O Papa perguntou sobre a Comunidade, perguntou o quanto a Comunidade havia crescido – ainda bem que o Cristian soube responder, porque eu só chorava.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Uma mistura de sentimentos, de saudade, com gratidão
O terceiro e último encontro foi agora com o falecimento. A gente pode se despedir dele ainda na capela do Mosteiro onde ele foi velado. A partir de então, foi uma mistura de sentimentos, de saudade, com gratidão. Passava um filme na cabeça, mas também uma certeza de céu muito grande. Nos três dias que ele ficou na Basílica de São Pedro, eu fui vê-lo. Eu ficava rezando, agradecendo… Rezava pelas intenções que me enviavam, rezava pela Comunidade… Ficava ali até o guardinha pedir para sair. No outro dia, voltava de novo…
Foi impressionante a quantidade de pessoas que passaram por ali nesses dias. Era muito belo ver como o povo era só gratidão por Bento XVI. O povo queria estar ali para prestar a última homenagem, queria entrar na Basílica… A quantidade de pessoas superou todas as expectativas da logística. Foi muito emocionante ver aquela quantidade de pessoas. Inclusive, eu fiquei sentada perto de uma delegação da Alemanha. E havia muitos jovens que, com certeza há 10 anos, quando Bento XVI era o Papa em exercício, ainda eram crianças.
Foi esse o ar de santidade que exalou durante a missa do funeral do Papa Bento XVI. O que fica para mim é a certeza de que se inaugura o tempo em que as obras de Bento XVI serão ainda mais esmiuçadas. Poderemos colher frutos ainda mais abundantes da sua vida ofertada pela Igreja. Obrigada por essa oportunidade de partilhar. Deus abençoe a todos!
Ver essa foto no Instagram
Ana Paula
Consagrada da Comunidade de Aliança
Missão Roma
Linda história de vida, fé e amor! Que o Papa Benedetto interceda muitas bençãos a vcs e toda a juventude católica. Parabéns
Linda história de vida, fé e amor! Que o Papa Benedetto interceda muitas bençãos a vcs e toda a juventude católica. Auguri