A Jornada Mundial da Juventude Rio2013 não acabou. Os jovens querem manter o ânimo e o vigor de uma fé viva, de uma Igreja jovem. Os participantes do Valeu a pena JMJ, evento da Comunidade Shalom, refletem e revivem as melhores experiências do encontro com o Papa e com a universalidade da Igreja Católica, que foi realizado no fim de julho no Rio de Janeiro. O Valeu a pena JMJ acontece dias 17 e 18 de agosto, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Rua 8 de dezembro, 328, Vila Isabel).
Ainda relembrando o clima da JMJ, o militar Ygor Felipe, 23 anos, afirma: “Foram cinco dias de oração intensa. Eu tive a graça de trabalhar na minha primeira Jornada e subir no palco para ficar do lado do Papa durante um momento do evento”. E completa: “Foi uma graça conhecer pessoas do outros países e ver a vivencia de vários jovens católicos do mundo inteiro”.
Ygor também conta uma das experiências que marcou sua vida. “Durante a entrega das credenciais, vi padres do mundo inteiro, cada um com um estilo diferente, mas todos professando a mesma fé, e quando chegamos no horário do Ângelus, todos pararam o que faziam e começaram a cantar em latim, foi lindo”.
Já o design gráfico Paulo Vitor, de 19 anos, participante do grupo de difusão do carisma shalom na cidade de Três Rios (RJ), as palavras do Papa e o chamado missionário foi o mais marcante da JMJ. “Valeu a pena todo o esforço! Eu ainda estou digerindo tudo após esta experiência, mas posso dizer que as palavras do Papa Francisco tocaram profundamente meu coração. Também destaco a experiência de conhecer várias pessoas de várias línguas e culturas diferentes, professando a mesma fé”, afirma. “Com o tema da JMJ me sinto chamado a levar o que aprendi a minha cidade de Três Rios – ide e fazei discípulos em todas as nações”.
A jornalista espanhola Maria José, 26 anos, diz querer viver mais a experiência de fé que encontrou no Brasil. Ela destaca a fé da América Latina como de fundamental importância para a igreja mundial. “Uma Jornada na América Latina é muito importante, pois é o continente com maior número de católicos, com uma fé sólida e com muitas atividades na vida missionária”, diz. “América Sul tem fundamental importância no futuro da Igreja”.
O missionário da Comunidade Shalom, Jailson, de 24 anos, diante da Jornada, quer também colaborar é com a mudança do cenário deste mundo de hoje. “Cada um precisa fazer sua parte e quero fazer a minha”. E você?
SERVIÇO: Valeu a pena JMJ acontece dias 17 e 18 de agosto, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Rua 8 de dezembro, 328, Vila Isabel), a partir de 9h.