Com a proposta de fazer os jovens vivenciarem um período de férias diferente, cheio de alegria e amor à Deus, a Comunidade Católica Shalom promoveu mais um Acampamento de Jovens – ACAMPS 2014.2. O evento estimulou momentos de lazer, oração, louvor e Celebrações Eucarísticas diárias.
A Comunidade Católica Shalom promoveu o 43º Acampamento de Jovens, na localidade de Pacajus, a 56km de Fortaleza. O evento se deu início no dia 14 de Julho, com uma Celebração Eucarística em forma de acolhimento a todos os jovens que ali chegaram. Na homilia inicial, o padre falou sobre a ação de Deus no coração de cada um, mesmo quando a abertura ainda é pouca – o Senhor respeita o espaço de cada ser humano. O celebrante ainda fez questão de citar a sua primeira experiência com o Amor de Deus – em um retiro de 4 dias, ele disse que talvez a sua abertura às graças que o Senhor queria realizar em sua vida talvez tenha sido de um dia, pois as resistências eram muitas. Mas esse dia foi o suficiente para que uma grande obra fosse iniciada – hoje, com a vocação para o sacerdócio, o padre garantiu que é feliz e muito realizado em viver nos caminhos de Jesus.
As manhãs do acampamento foram marcadas por diversas atividades com os chamados Games do ACAMP’S – jogos de diversas modalidades que geravam nos jovens um espírito de equipe. Os times foram divididos em oito cores – amarelo, azul, verde, cinza, vermelho, roxo, laranja e preto. Cada grupo tinha que atingir os seus objetivos diários, e as pontuações tinham que subir para um bom êxito no placar final. As competições ocorridas naquele lugar só ressaltavam a proposta diferente do Acampamento de Jovens Shalom – os jovens e seus “pais de família” (os coordenadores de cada grupo) rezavam antes de cada competição, e em várias modalidades, eram comuns as orações também pelos times adversários. Mesmo na busca por pontuações, os participantes demonstravam um respeito mútuo que deixava tudo mais divertido. Era impossível não sentir a presença de Deus na alegria e no entusiasmo de cada jovem.
Já nos períodos da tarde do ACAMP’S, foram realizadas formações diárias sobre o Amor de Deus, a Igreja Católica e sua doutrina (Em que cremos?), testemunhos de jovens hoje consagrados à Comunidade Shalom, e claro, o testemunho vivo do Fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, que marcou presença em quase todos os dias do Acampamento.
Andando em meio aos jovens, Moysés fazia questão de olhar com olhos de pai àqueles que estavam tendo o primeiro contato com a vida de Jesus. Na sexta feira, (18/07), durante a efusão do Espírito Santo, Moysés Azevedo, juntamente com os servos de seminário, pastores de grupo de oração e consagrados da Comunidade de Vida Shalom, rezaram pelos jovens que então ali foram batizados no Espírito de Deus – muitas pessoas que receberam oração foram profundamente tocadas, e a partir dali tiveram suas vidas transformadas. Um jovem só é plenamente feliz quando reconhece que a Misericórdia de Jesus sempre esteve presente em sua vida – essa experiência é capaz de curar as feridas do passado e trazer à tona a verdadeira alegria que por vezes o mundo tenta roubar de cada ser humano. Foi a partir dessa verdade que muitas pessoas foram se sentindo verdadeiramente amadas, acolhidas e perdoadas.
No mesmo dia, durante a noite, foi realizada a Missa de Cura, presidida pelo padre Antônio Furtado – sacerdote que gosta de realizar louvores antes do início da Celebração – ele sabe que o verdadeiro louvor é capaz de alegrar muitos espíritos abatidos e dar a eles uma maior abertura às graças de Deus. Após a missa, foi iniciado um período de adoração ao Santíssimo Sacramento, momento em que o padre andou com Jesus Sacramentado por todo o salão vermelho e seus arredores. Muitos jovens foram profundamente tocados, e as curas e libertações eram visíveis à medida que o Senhor atraía corações para perto da Sua infinita Misericórdia. A adoração foi selada com a benção final, e os aplausos já pareciam não ter mais fim – a paz, enfim, reinava no coração de muitos jovens ali presentes. As noites de ACAMP’S não eram monótonas e sem vida.
Os shows foram a marca registrada do período noturno do acampamento, e marcaram presença no palco Missionário Shalom, Naldo José e Forró InDeus e as bandas Totus Tuus e E3. Os jovens dançaram, rezaram, e ainda tiveram momentos únicos com grandes nomes da música católica –as sessões de fotos pós-show garantiram a alegria da garotada que têm profundo respeito e admiração por profissionais que usan a voz e seus instrumentos musicais para louvar ao Senhor.
O Acampamento de Jovens Shalom 2014.2 encerrou suas atividades no sábado, 19 de julho, com a Santa Missa de envio. Na ocasião, os pais de muitos jovens participaram, e o celebrante, padre Silvio, ressaltou a importância de viver nos caminhos de Deus mesmo em meio aos desafios do mundo. Em comparação aos times que obtiveram um bom êxito na Copa do Mundo de 2014, o Sacerdote disse que o time que vence os desafios da vida, é o que está mais preparado. Assim deve ser o bom Cristão – para lutar o bom combate, precisará contar com a oração pessoal, com os irmãos de verdade e com uma amizade firme com Deus. Encarar os problemas e resistir aos caminhos fáceis, porém tortuosos oferecidos pelo mundo não é uma tarefa fácil. Mas certamente, depois da experiência verdadeira vivida por esses jovens na semana do ACAMP’S, a vitória será certa na vida de cada um. Que as graças derramadas a esses jovens durante esse tempo oportuno cheguem a muitos outros corações, com a perseverança e a alegria próprias da juventude.des nomes da música católica – as sessões de fotos pós-show garantiram a alegria da garotada que têm profundo respeito e admiração por profissionais que usam a voz e seus instrumentos musicais para louvar ao Senhor.
Rita de Cássia Carvalho