Formação

Liberdade: Mística para o homem de hoje

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

               Ser livre, consiste em critérios para uma vida identificadacom o crescimento de nossas certezas e incertezas, levando para vários caminhoscertos ou errados, direcionados ou criados, pensados ou administrados por nossafalta de comunicação ou abertura para tudo. O mundo nos cobra a tal daliberdade, mas a cada ano os meios de comunicação se contradizem quando expõepensamentos contrários à vida e isso notoriamente, tem se alastrado nos consultóriosterapêuticos, palavras do Nosso Saudoso Papa João Paulo II, e ele ainda nos dáa receita que é o confissionário, onde permanece vazio. 

               Você poderiaperguntar, porque o confissionário? Não se inquiete, pois vou explicar. É porque o sacramento da confissão ministra a cura no homem,o remédio que pode curar, libertar e salvar. Mas o que é liberdade? Liberdade édeixar Deus nos conduzir, ler Sua Palavra e aí fazer morada segura, porque ohomem é criatura do Criador, sendo assim Sua imagem e semelhança, a liberdadede Deus está em levar o homem a conversão, a nós o mesmo é dado. A liberdade dohomem está em sua conversão a Deus. Essa sim é a única liberdade do homem quevagueia no trilho do seu infinito, sem saber que Deus é simples e seus caminhossempre serão felicidade.

               Olhando hoje o céu, as pessoas indo para o trabalho, osol que arde num tempo propício… Pergunto: Se a felicidade existe, entãoporque o homem agride, mata a sí e aos outros? O motivo sempre será a falta do reflexo do Criador em suavida e a falta da educação de pais que hoje podem ter se lançado noconsumismo, no ateísmo, … ficando assim sem foco. Assim o homem perde-se de tal forma arelativar tudo, inclusive sua vida, afinal sem sentido de vida, se prende aterra de suas atualidades no agora.

               Para amar é preciso ser amado, Deus nosensinou isso. O amor é livre porque Deus é livre, é o amor que tudosuporta, tudo crê, tudo espera. Esperar em Deus é o melhor lugar, e estar nassuas mãos é a maior alegria de um homem que entendeu a liberdade como mística dafelicidade do sempre e para sempre.

"A Pobreza nada mais é do que essa liberdade diante domaterialismo pregado pelo mundo. Somos pobres na medida em que nos despojamosda falsa mentalidade de que "É preciso ter muitos bens", quandopartilhamos o que temos e somos, quando confiantemente cremos que Deus nos daráo essencial para nossa vida e felicidade." (EShalom)

 

Leonor Márcia de Fátima Moura Pontes

Celibatária Consagrada da Comunidade de Aliança


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *