Neste mês, a revista Shalom Maná apresentou o livro “Uma Obra Nova para um novo tempo – A espiritualidade da Comunidade Católica Shalom”, do Padre João W.R. Chagas Júnior.
Há 32 anos, em 9 de julho, nascia em Fortaleza, Ceará, a Comunidade Católica Shalom. O livro escolhido para este mês tem o título: “Uma Obra Nova para um Novo Tempo”, em que se estuda a espiritualidade da Comunidade Católica Shalom, novo carisma nascido nos anos 80, durante o pontificado (e “aos pés”) de João Paulo II.
No primeiro capítulo, é demonstrado como a visita do Papa Wojtyla à “Terra de Santa Cruz” selou no coração de Moysés Azevedo a oferta de vida para a evangelização dos jovens e de todos os que estão “distantes”, abrindo, ao mesmo tempo, a “via no deserto” para que um novo dom do Espírito Santo dado à Igreja, pudesse se desenvolver.
Contemplando a história e os principais pontos da espiritualidade Shalom, é possível observar que esta nova comunidade, como tantos outros movimentos eclesiais contemporâneos, reapresenta o Evangelho em sua inteireza, efetuando, ao mesmo tempo, uma nova síntese dos elementos tradicionais da vida espiritual, buscando redescobrir o sentido mais profundo do batismo e reavivar aquilo que é comum a todas as vocações, a partir do carisma específico. Apresentam-se os elementos mais importantes da espiritualidade Shalom e o modo como ela se organiza para servir à Igreja e à humanidade.
De fato, está escrito: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Cor 2,9). E o Senhor diz: “Porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe. Dar-me-ão glória os animais selvagens, os chacais e as avestruzes, pois terei feito jorrar água no deserto e correr arroios na estepe, para saciar a sede do meu povo, meu eleito; e o povo que formei para mim, contará meus feitos” (Isaías 43,19-21).