Notícias

Mãe da Misericórdia: Conheça o ícone escrito por ocasião dos 30 anos do PJJ

O comshalom conversou com o responsável por escrever o ícone, Eduardo Silva, da Assessoria Litúrgico Sacramental, para saber mais sobre este, que é um verdadeiro presente de Nossa Senhora aos jovens.

O ícone da Mãe da Misericórdia, foi escrito à partir de uma tradição da Comunidade que escreve a cada jubileu de aniversário da vocação Shalom, um ícone comemorativo. Pela primeira vez, em ocasião do aniversário do Projeto Juventude para Jesus, os jovens também tiveram um ícone feito para eles.

 O comshalom conversou com o responsável pela elaboração e pintura do ícone, Eduardo Silva, da Assessoria Litúrgico Sacramental, para saber mais sobre este que é um verdadeiro presente de Nossa Senhora aos jovens participantes do Congresso de Jovens Shalom (CJS) por ocasião dos 30 anos do Projeto Juventude para Jesus (PJJ).

comshalom: Qual foi a inspiração para escrevê-lo?

Eduardo: O ícone foi inspirado a partir de vários sinais que Deus, por meio de sua mãe, foi revelando para a Comunidade, para a assessoria jovem, (principalmente pela indagação de uma jovem sobre ter um ícone feito especialmente para os jovens) e também  para nós da Litúrgico Sacramental. Nos colocamos em escuta e oração para compreender melhor o que Deus queria manifestar. Com o tempo, fomos percebendo que a Virgem Maria, desejava se mostrar aos jovens como essa Mãe da Misericórdia, essa mãe que traz o seu manto aberto para acolher, proteger, e guardar os seus filhos. E para nós, nesses 30 anos do PJJ, particularmente, para guardar os jovens. Esta Mãe de Deus foi uma inspiração confirmada também, a partir do Retiro de Escuta do Conselho Geral da Comunidade, onde eles, numa oração, tinham uma visualização de Nossa Senhora com um grande manto aberto a guardar todos os seus filhos, a Comunidade, e protegê-la, assim como também, proteger todos os jovens e guardá-los debaixo de seu manto.

SH: Podemos dizer que ele representa Maria, Mãe de Deus e nossa, se entregando de presente aos jovens?

Eduardo: Sim, ele é uma iniciativa, em primeiro lugar de Deus, que através Dela quer se dar aos jovens, quer cuidar dos jovens. Ao olharmos para o ícone podemos fazer algumas leituras dos símbolos que estão escritos nele, desde os gestos da Virgem Maria e do Menino Deus, às cores e formas escolhidas para transmitir essa experiência mariana. Vemos nele, Maria a abrir o seu manto com sua mão esquerda, à qual, em seu gesto nos trás um profundo sentido de proteção. É como se a mão dela nos protegesse, nos afagasse, cuidasse de nós, os jovens. Nossa Senhora também olha para nós com o seu olhar de Misericórdia, ela nos fita, ela tem o seu olhar penetrante sobre nós, sobre cada um de nós. O seu olhar é um olhar de proteção, de cuidado, é um olhar de mãe. E vemos ainda que é ela quem nos oferece Jesus, como quem oferece a própria Misericórdia; Jesus é a misericórdia do Pai. Por isso a escolha do título de  Mãe da Misericórdia.

 Jesus nos fala muito neste ícone, podemos ver que Ele não traz as vestes gloriosas que geralmente vemos na maioria dos ícones, pelo contrário, ele está muito pobre, exposto, a nos mostrar  que a Sua misericórdia se dá por meio da oferta e do despojamento total da própria vida. Imagem semelhante Dele, nós talvez veremos ao contemplá-lo na cruz. Mas no ícone ele também se mostra como uma criança frágil, simples e confiante nas mãos da Virgem Maria. Ele segura o outro lado do manto da Mãe a abri-lo para nós, e ao mesmo tempo aponta com o seu dedo indicador para o interior deste manto como quem nos convidasse a entrar ali.

Ele olha para baixo e nos convida a entrar nele, a nos refugiarmos embaixo do manto da Virgem Maria. Ela que foi a protetora Dele em sua infância, que cuidou dele, que o guardou, e que esteve também junto a Ele a lhe dar forças na hora da Paixão, de pé ao lado da cruz. Maria é também para Ele esse refúgio, então Ele não teme em nos dá-la como protetora, como guardiã.

Para representar a dimensão do amor de Maria sobre os jovens do mundo inteiro e toda a humanidade, vemos na parte inferior do ícone, sob os pés dela o globo terrestre. Este ícone traz uma linguagem universal, de alcance universal, pois a misericórdia de Deus se estende ao mundo inteiro por meio da Mãe da Misericórdia.

SH: Este ícone irá peregrinar pelas missões ou outros congressos?

Eduardo: O ícone não é tão grande,  porque ele foi realmente pensado e feito para a missão, para peregrinar. É um ícone que vai em missão; ele junto com o ícone de Santa Teresinha que traz a sua relíquia, vai peregrinar nos congressos internacionais, nas missões, nos acampamentos, enfim, nos eventos jovens, nos eventos da juventude Shalom, aonde irão ao encontro daqueles jovens que mais necessitam serem alcançados pela presença da misericórdia de Deus,  que nos é trazida também por meio da Mãe da Misericórdia e do testemunho de Santa Teresinha.

SH: Tem alguma curiosidade ou fato particular que tenha marcado o processo de desenvolvimento desse ícone?

Eduardo: O ícone tem um aspecto fundamental nele. Quando rezávamos, sentíamos que Nossa Senhora queria se mostrar de uma forma muito simples. E acho que isso foi o mais difícil para mim, pois as coisas mais simples têm uma grandeza e profundidade sem igual. Então o ícone não tem muitos adereços, não tem tantos detalhes como a maioria dos ícones têm. Ele é simples porque fomos sentindo que  Nossa Senhora queria ser vista em sua singeleza e humilde, uma mãe próxima e acessível a todos e talvez muitos detalhes dispersasse os que rezarão diante desse ícone. Ele é claro e objetivo, Ele mostra Maria e a Misericórdia (Jesus), sua simplicidade, é o maior canal de proximidade entre a Mãe e os seus filhos, entre a Mãe e os jovens. Espero que ele seja um canal de experiências profundas e autênticas com a misericórdia de Deus por meio de Maria.

Uma última coisa, foi a inspiração de escrever atrás do ícone a mais antiga oração à Virgem Maria o “Sub tuum praesidium” (Sob a tua proteção), que tem sido a oração que toda a Comunidade tem rezado continuamente nesse tempo junto com o rosário pelas intenções da Igreja e da Comunidade. Neste oração nos consagramos aos cuidados e a  proteção da Mãe de Deus. 

Jéssica Maia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *