Formação

Marcelino Champagnat: Chamado para mudar a educação do seu tempo

comshalom

O Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, Marcelino Champagnat, nasceu na França em 1789 e viveu a infância durante a Revolução Francesa. Após esse período, a situação escolar degradou-se por completo. Champagnat sofreu as consequências nefastas dessa época.

Durante seus estudos no seminário, em Lyon, sentiu a necessidade de formar educadores, capazes de minorar a situação da juventude que estava mergulhada na ignorância, na degradação moral e social. Fundou para tanto, em 1817, em La Vallà, o Instituto dos Irmãos Maristas, início de um estilo marista de educar, hoje difundido em 77 países.

Champagnat era um homem cujo pensamento ia além das ideias educacionais do seu tempo, demonstrando ser um excepcional educador da juventude. "Juntamente com seus jovens discípulos, que formou em sua Casa de Formação de l’Hermitage, elaborou e aperfeiçoou um sistema de valores educativos, ao implementar e adaptar as mais eficazes abordagens pedagógicas de sua época".

Cronologia de São Marcelino Champagnat

1789 – 20 de maio: nascimento de Marcelino Champagnat.
1792
– supressão das Ordens Religiosas, entre elas a dos Irmãos das Escolas Cristãs.
1799
– Marcelino começa a escolaridade formal com resultados negativos.
1800
– João Baptista Champagnat deixa de ser presidente, mas é eleito  membro do Novo Conselho Municipal.
1804
– Marcelino Champagnat descobre a sua vocação sacerdotal.
1805
– Marcelino ingressa no Seminário Menor de Verrières.
1813
– Marcelino Champagnat entra no Seminário Maior de Lião.
1814
– Festa da Epifania: Marcelino recebe a tonsura, as ordens menores e o subdiaconado.
1815
– No dia 23 de Junho Marcelino é ordenado diácono pelo bispo de Grenoble, juntamente com João Claúdio Colin e João Maria Vianney.
1816
– Ordenação sacerdotal de Marcelino Champagnat, no dia 22 de julho. No dia seguinte 12 seminaristas fazem a promessa a Nossa Senhora de Fourvière de criar a Sociedade de Maria.
1817
– no dia 2 de Janeiro, Marcelino Champagnat instala os dois primeiros postulantes maristas numa casa de La Valla.
1818
– Fundação da casa de Marlhes.
1821
– Depois das festas da Páscoa Marcelino Champagnat encontra-se com o Vigário Geral que o recrimina  por ter fundado uma Congregação dedicada à educação. Há também acusações e denúncias da Universidade.
1823
– O “Lembrai-vos” na neve e a “salvação” em casa dos Donnet.
1824
– No dia 13 de maio, faz-se a bênção da primeira pedra para a construção do Eremitério.
1825
– Os Irmãos Maristas de Marcelino Champagnat instalam-se no Eremitério. Marcelino Champagnat esgotado pelas visitas às escolas cai gravemente enfermo.
1828
– durante as férias, Marcelino muda de método de leitura.
1831
– 18 de abril: ordem real que regulamenta as condições de ensino para os religiosos.
1832
– 16 de outubro: entrada de Pedro Aleixo Labrosse que será o segundo Superior Geral do Instituto.
1833
–  Marcelino Champagnat conta com 82 Irmãos que ensinam em 19 escolas a 2.000 alunos. Tem 22 postulantes que recebem o hábito religioso.
1836
– reconhecimento oficial pela Santa Sé dos Padres maristas. O Padre Colin é o Superior Geral. Marcelino Champagnat é nomeado Superior do Instituto dos Irmãos. No dia 24 de dezembro, os primeiros missionários maristas partem para a Oceânia.
1839
– Eleição do sucessor de Marcelino Champagnat: é o Irmão Francisco Rivat.
1840
– No dia 6 de junho, Marcelino Champaganat morre no Erimitério.

Desde 2 de janeiro de 1817, fundou 53 escolas, das quais se fecharam 5. Quando morreu, a Congregação Marista contava com 290 Irmãos que atuavam em 40 escolas, onde era dada educação cristão para 7.000 alunos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *