Formação

Margarete Maria Alacoque

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Nasceu em 22 de julho de 1647 em L’Hautecourt, Burgundy,França e morreu em Paray-le-Monial em 1690. Canonizada em 1920.

Santa Margarete é quase a antítese de Santa Teresa d’Ávila.Teresa era alegre e Margarete era seca e sem humor. Teresa era extrovertida eMargarete era reservada. Ambas eram visionárias, mas administravam a fé deforma diferente. Isto vem provar, novamente, que a personalidade não érequisito essencial para a santidade.
Margarete era filha de um respeitável notário Claude Alacoque Philiberte Lamyn.Seu pai morreu quando ela tinha oito anos e deixou sua família em precáriascondições financeiras assim ela ficaram a mercê dos parentes dominantes. Elafoi para a escola das Clarissa Pobres em Charolles. Ela ficou doente comreumatismo aos 12 e na cama até os 15 anos. A sua irmã havia tomado conta de suacasa e ela e sua mãe eram tratadas com severidade e como serventes. Sua irmãrecusou freqüentemente permissão para Margarete freqüentar a igreja. Naqueletempo ela escreveu "todo o meu desejo era encontrar a felicidade econforto nos Sagrados Sacramentos ".
Aos 20 anos ela foi pressionada a se casar, mas decidiu conservar os votos devirgem feitos anteriormente e entrou para a Ordem da Visitação. Ela foiconfirmada com 22 anos e tomou o nome de Maria e entrou no convento emParay-le-Monial. Em 6 de novembro ela teve uma visão de Jesus na qual eledisse; " Cuidado com a ferida no meu lado onde você vai fazer seudomicilio, agora e para sempre."
Ela trabalhou em uma enfermaria e a lenta e mole Margarete sofreu sob o comandoda ativa e enfermeira, irmã Catherine Marest.
Em 27 de dezembro de 1673 na festa de São João Evangelista, ela ajoelhou-seante o Santíssimo Sacramento e teve uma visão na qual o Senhor disse a ela paratomar o lugar que São João ocupava na Ultima Ceia e disse a ela que era SeuInstrumento. Jesus então revelou seu Sagrado Coração como símbolo de Seu amorpara a humanidade, dizendo:

"’Meu divino Coração é tão inflamado de amor pelahumanidade …que não mais cabe dentro das chamas de caridade e precisa seespalhar para fora por outros meios."

Em seguida Ele tomou o coração dela e o colocou junto ao Seue depois o retornou para o peito dela, queimando de amor Divino.
Ela teve mais três visões no ano seguinte,  nas quais Ele instruía a ela adevoção que passou a ser conhecida como as "Nove Sextas Feiras" a"Hora Santa" e na última revelação o Senhor pediu uma festa dereparação a ser instituída na "sexta feira após a oitava de CorpusCristi".
A sabedoria Divina ainda disse a ela :"Não faça nada sem a aprovaçãodaqueles que a guiam que modo que tendo a obediência, você não serádesencaminhada por Satã, o qual não tem nenhum poder sobre aqueles que sãoobedientes.
Ela contou a sua Superiora Madre de Saumaise acerca das visões e foi tratadacom desprezo e foi proibida fazer qualquer outra devoção que tivesse sidopedida a ela pelas visões. Ela ficou doente com esta pressão e a superioradesejando um sinal divino jurou acreditar nas visões se Margarete ficassecurada. Margarete rezou e curou-se e a superiora cumpriu a sua promessa.Entretanto um grupo dentro do convento permaneceu descrente das suasexperiências especialmente quando em 1677 ela disse que Jesus havia pedido aela duas vezes para seu uma vitima voluntária para espiar o seu desempenhofalho.
A Madre Superiora ordenou Margarete a relatar as sua experiências com osteólogos e eles a julgaram com certa descrença e ordenaram que ela comesse maise fizesse menos jejum.
O Beato Claude la Colombiére, um santo e experiente jesuíta, chegou paraconfessar as irmãs e Margarete reconheceu nele o guia que havia sido prometidaa ela na sua visão.
Ele ficou convencido que ela havia experimentado uma a visão genuína e adotou oensinamento do Sagrado Coração que a visão havia comunicado a ela. Mais tardeele foi para a Inglaterra. Durante os anos seguintes Margarete experimentouperíodos de desespero e ficou muito doente. Em 1681 Claude retornou, mas em1682 ele veio a falecer. Em 1684 a Madre Melin tornou-se superiora e elegeuMargarete para ser sua assistente, silenciando as aposições. Suas revelaçõesficaram conhecidas da Comunidade quando elas foram lidas em voz alta norefeitório e no livro do Beato Claude. As suas revelações estavam públicas eela encorajava a devoção aos Santíssimo Coração de Jesus, especialmente entreas noviças que observavam a festa em 1685. A família de uma noviça expulsa, aacusou de não ser ortodoxa, mas isso passou a toda a casa celebrou a festanaquele ano .

Uma capela foi construída em 1687 em Paray em honra doSagrado Coração e a devoção se espalhou para outros conventos e por toda aFrança.

Margarete ficou doente e veio a falecer em 17 de outubro de1690.

Durante o quarto passo da Extrema Unção quando ela recebiaos últimos Sacramentos ela disse:

"Eu não preciso de nada de Deus, apenas me relaxar noCoração de Jesus."

Ela morreu no dia 17 de outubro, mas a Igreja celebra suafesta no dia 16 de outubro.
São João Eudes e o Beato Claude são chamados os "Santos do SagradoCoração."
A paciência e a convicção de Margarete nos julgamentos dentro do conventocontribuíram para a sua canonização em 1920.
A devoção ao Sagrado Coração foi oficialmente reconhecida pelo Papa ClementeXIII em 1765, 75 anos após a sua mote. Sua visões e ensinamentos tiveramconsiderável influencia nos ensinamentos e no devocionário católico,especialmente desde a inauguração da festa do Sagrado Coração de Jesus, nocalendário romano, em 1856.
Ela é mostrada na arte litúrgica da Igreja como uma irmã com um coraçãoflamejante nas mãos, ou ajoelhada em frente de Jesus mostrando a ela o Seucoração e ainda como uma freira para a qual Jesus oferece Seu Sagrado Coração.


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