Formação

“Maria, mãe da misericórdia” é tema do CACV

comshalom

 

comshalom.org/rio

A missão Shalom no Rio realizou mais um CACV neste domingo, 23 de novembro. O CACV é o encontro formativo periódico que reúne os membros da Comunidade naquela diocese. Após as laudes, o coordenador apostólico, padre Jean Fernandes, pregou sobre Maria, mãe da misericórdia. “Ela, por excelência, experimentou da misericórdia de Deus”, explicou. “Por graça, não por merecimento”. Segundo a responsável local, Roneide Santos, a dimensão mariana será aprofundada na formação da comunidade em 2015.

“A misericórdia é uma experiência com Deus que me resgata. Quem sou eu para  ser alma esposa?”, interrogou o padre. “Deus suscita a Comunidade a viver hoje um Kayrós de misericórdia. Maria nos ensina a acolher, a exercer essa graça”.

A consagrada da Aliança, Mônica Brandão, pregou sobre “Maria e a igreja que sofre”. Humildade, obediência, silêncio são as virtudes de Maria que conduzem a Deus. “Podemos dar muitos sims a Deus”, explica. “Sim humilde, sim obediente, que não mede as consequências. Simplesmente o sim de Maria, que não questiona”. Mônica reconhece como o silêncio é difícil. “Numa vida agitada é preciso silenciar”, diz. “O silêncio dá clareza aos acontecimentos. O Espírito Santo vai iluminando e direcionando”.

Escuta, decisão e ação. “Três palavras sintetizam o comportamento de Maria”, disse Mônica. “Escuto Deus? Tomo decisões em Deus? Ajo rapidamente sobre o que Ele pede? Este é o exemplo de Maria, que sofre com a Igreja”. Estas perguntas devem ser respondidas em reflexão sobre o chamado de Deus. “Os momentos da vida de Maria que revelam sua dor: Nascimento de Jesus e fuga para o Egito, bodas de Caná, aos pés da cruz. Ela abraça todos os que sofrem”. Mônica questiona: “Como você percebe seu sim a Deus? Está rachado ou é fiel?”.

O CACV seguiu com oração, partilha, testemunhos e missa.

Para mais informações sobre a Comunidade Shalom no Rio:
Endereço da sede: Centro de Evangelização Shalom Catete, Rua Bento Lisboa, 112, Catete, Rio de Janeiro.
site: comshalom.org/rio
face: www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *