Formação

Maria, mulher cheia do Espírito Santo

A mãe de Deus intercede para que vivamos um novo Pentecostes em nossas vidas!

comshalom

Quando Jesus confiou sua mãe ao discípulo amado, aos pés da Cruz, ele a apresentou, assim, como mãe de humanidade. Quando o discípulo acolheu Maria em sua casa, ele significava, através daquele gesto, que a humanidade acolhia a maternidade de Maria. Uma simples palavra de Jesus “Mulher, eis aí o teu filho” (Joao 19, 26) ressoou no coração de Maria como uma continuidade de sua missão, e quando Jesus completou, se dirigindo ao discípulo, “eis aí tua mãe”, a missão estava dada. Aquela que foi guardiã do Verbo, tornara-se guardiã da humanidade.

Leia também| O que os santos dizem sobre o Espírito de Deus?

Nessa cena, do evangelho de João, podemos entrever a cena de Maria no cenáculo, com os discípulos. Na cruz, Jesus ao expirar, entrega seu espírito ao Pai. No cenáculo, Maria e os discípulos esperam o Espírito Santo, força de vida! Ela também esperava o Consolador. Ela, mãe da consolação. Ela também esperava o advogado. Ela, a advogada dos aflitos. Ela também, unida na oração, aguardava a nova vida oferta pelo dom do Espírito, ela, a mãe dos viventes.

Maria e o Espírito Santo

Não podemos imaginar o evento de Pentecostes sem a presença de Maria, mãe de Deus. Pois ali se concretiza definitivamente todas as promessas de Jesus ao seu povo. Aquele que deveria recordar todas as coisas aos discípulos, aquele que deveria dar um novo sopro para que eles ousassem testemunhar do Cristo Ressuscitado, não poderia ser recebido sem que Maria, cujo Espírito do Senhor cobriu de sua sombra, estivesse presente.

A festa de Pentecostes é a celebração do dom do Espírito Santo, que renova, que dá ânimo e força na caminhada. E a presença de Maria no cenáculo nos revela que tudo isso está entrelaçado com os eventos do nascimento, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Maria foi testemunha e, de alguma maneira, protagonista em todos estes acontecimentos. Ela viu o cumprimento das promessas de Deus. No cenáculo, Maria é o ponto de conversão entre o que foi e o que será. Pela sua presença, ela nos recorda que a ação de Deus vai além daquilo que vemos ou ouvimos. Ela toma toda a nossa existência.

Maria sempre presente

Nossas experiências cotidianas são marcadas por momentos de grandes alegrias, como de grandes tristezas. Momentos de vida e de morte. Mas no cotidiano de nossa existência, o Senhor quer se revelar, nos enviar o dom do seu Espírito para nos dar a força de que necessitamos. E Maria, pela sua intercessão, é o intermédio que muitas vezes precisamos para chegar até o Senhor. Isso simplesmente porque muitas vezes podemos esquecer que somos irmãos, amigos… mas nunca esquecemos que somos filhos. Do nascimento de Jesus aos pés da Cruz e chegando ao cenáculo, Maria esteve presente. Assim como ela está presente na vida de cada um de nós. E da mesma maneira que ela estava “unânime na oração” com os discípulos, ela intercede por cada um de nós, para que vivamos um novo Pentecostes em nossas vidas!

 

Em preparação ao Pentecostes, convidamos você a rezar com Maria, a Imaculada do Espírito Santo, e a clamar conosco por um Pentecostes de Misericórdia. 

>>Reze com a Novena em Preparação a Pentecostes. 

Em nossas vidas, tantas vezes marcadas por medos e anseios, também precisamos ser renovados e nos deixar renovar pelo Espírito Santo de Deus que se dá a cada um. E Maria pode ser, para cada um de nós, uma ajuda preciosa pois ela, nossa mãe, intercede para que possamos viver um novo Pentecostes em nossa caminhada. “Eis aí tua mãe” que prepara o coração mais árido e sofrido para receber o dom de Deus!

Padre Emmanuel Albuquerque, pelo Hozana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.