Formação

Meditando a parábola da semente

comshalom
Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semea­va, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.
A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.
Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança."
(Lc 8,4-15)


Jesus caminha de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, até o momento em que grande multidão se reúne em torno dele, vinda de todos os lugares. Então, Jesus fala sobre a semente. Jesus usa uma linguagem simples e acessível para um povo simples, como nós. Jesus hoje fala também a você.

      Há um semeador e uma semente. O que faz o semeador? Semeia a boa semente. Quem é o semeador de que Jesus fala? É Deus. Que semente o Bom semeador semeia? A semente da paz, do amor, da alegria, da fraternidade, do acolhimento, do serviço alegre e generoso, da entrega total de si a Deus e ao próximo.

      O semeador não se preocupa com os resultados, sabe que a semente germinará, sabe que é fértil e dará bons e abundantes frutos, a depender da boa disposição do terreno que a acolher. O semeador dá a sua semente, cabe a partir daí à liberdade e a responsabilidade de que a recebe deixará germinar, crescer e se tornar uma grande arvora onde as aves fazem seus ninhos, onde os homens vêm buscar alimento e descansar à sua sombra.

      O semeador não julga a aparência da terra onde a sua semente cai. Age com paciência se é dura e superficial. Na terra rasa, sem profundidade há dura, rigidez, resistência, é difícil da semente se aninhar. O que a faz ficar na superfície. A semente de Deus só germina e cresce quando levada para o mais íntimo da terra. Ela cresce de dentro para fora. E seus frutos começam a transbordar do coração da terra.

      O semeador age com delicadeza, sem deixar de ser firme se a parte da terra é cheia de pedregulhos ou espinhos. Nas pedras a boa semente do amor seca. A semente se instala à margem de pequenas fontes, onde brota a água cristalina dá humildade, do despojamento, do esquecimento de si. O egoísmo e o orgulho são espinhos sufocantes. Asfixiam a semente.

      Que tipo de terra tenho oferecido à semente que não deixa de germinar? Como tenho acolhido a semente? Como é a terra do meu coração?

     A semente já brotou em meu coração? Eu tenho deixado a semente se desenvolver e dar os seus bons e abundantes frutos?

     Eu tenho dado de graça o que gratuitamente tenho recebido dos bons frutos de Deus em minha vida? 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *