Projeto de Deus para a vida de cada homem, a vocação é um chamado à santidade e à felicidade plena. Vocacional foi o tema geral do primeiro dia do Festival Halleluya nesta quarta-feira, 23. “Nós acreditamos que esse tema no Halleluya é como um despertar da vontade de Deus que é a felicidade de cada homem”, destacou Ramilson Silva, missionário da Comunidade de Vida e secretário Vocacional de Fortaleza.
O cearense Daniel Morel, 22, despertou para descobrir sua vocação e começou a frequentar o vocacional da Comunidade Shalom com grande anseio de escutar a vontade de Deus. No momento de oração do segundo encontro vocacional, sentiu-se muito amado por Deus e quis experimentar ainda mais este amor tão misericordioso e pleno. No retiro vocacional , Deus foi atraindo mais o coração do Daniel. Sentindo-se ainda mais amado, soube claramente que esta era sua vocação. O que mais ficou marcado em seu coração neste um ano de vocacional, de acordo com ele, foi saber que Deus nunca o abandonou e nunca o abandonará.
O italiano Marco Telli, 46, é pai de duas filhas e mora em Fortaleza. Desde seu primeiro seminário e do seu grupo de oração, sentiu um forte chamado de Deus que sentia pressa em atraí-lo. Após alguns meses de caminhada no grupo de oração, ele viu que era tempo de dar um passo maior e concreto. Foi um tempo de descoberta do amor de Deus para com ele, sentindo um dom precioso para Ele.
No retiro vocacional, o Senhor foi tirando todas as dúvidas e inseguranças que estava em seu coração que o impediriam de dar um sim concreto para a sua vida e falou-lhe claramente em nunca desistir deste chamado forte.
Experiência
A própria experiência do Halleluya começou a partir de uma vocação, de acordo com Ramilson. “Nós acreditamos que a vocação é o projeto de Deus para a nossa vida, para a vida de cada homem. Nosso primeiro chamado é à vida, nascermos e vivermos. O segundo é o chamado a viver a vontade de Deus, o amor de Deus, a santidade, a vida que Deus escolheu para nós.”
Comunidade Shalom tem diversas formas de encontrarmos essa vontade de Deus. Uma dessas formas é o vocacional Shalom, um período em que as pessoas descobrem a sua vocação. “Vamos trilhando com aquela pessoa que percebe aquele impulso de Deus para a sua vida.” Para as pessoas que não têm missão perto, existe o vocacional à distância.
Texto: Jade Telli
Foto: Paulo França